Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é criticada por festa com tema 'satânico' para aniversário de filha

Janeth Zapata, mãe da menina, brincou com tema inusitado de festa ao mostrar fotos no TikTok - Reprodução/TikTok
Janeth Zapata, mãe da menina, brincou com tema inusitado de festa ao mostrar fotos no TikTok Imagem: Reprodução/TikTok

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 11h41Atualizada em 07/09/2022 20h39

Uma mãe foi alvo de críticas após fazer uma festa com suposto tema "satânico" para comemorar o primeiro ano da filha. Janeth Zapata compartilhou imagens da menina ao lado de uma piñata parecida com Baphomet, uma divindade com cabeça de bode.

O vídeo da festa da criança, identificada apenas como Lilith, chegou a mais de 2 milhões de visualizações desde sua postagem no TikTok, em 10 de agosto. "Boatos afirmam que eu tive o melhor look para o meu primeiro aniversário", escreveu a mãe da criança na legenda do post, em que a menina aparece usando um body e uma faixa de cabelo.

Mas o tema da celebração dividiu opiniões nos comentários, com alguns dos usuários destacando que a aniversariante tem o nome de uma figura demoníaca do folclore judaico.

"Eu realmente não sei o que passou pela cabeça dessa mãe", opinou um usuário da rede social. "Isso não foi uma festa de aniversário, foi um sacrifício", ironizou outro.

"Vi que muitos sites reproduziram imagens da festa da minha filha divulgando mentiras", escreveu Zapata, que mora no México, em resposta aos comentários negativos. "1. Nós não somos satanistas. 2. Havia convidados. 3. A festa não tinha nada de satânica. 4. A piñata não é Satã ou o Diabo, é Baphomet. 5. O pentagrama não é invertido, porque não é satânico", completou.

A figura de Baphomet, mencionada pela mãe de Lilith em sua explicação, foi inicialmente ligada à Inquisição e aos Cavaleiros Templários, que no século 12 chegaram a ser torturados por supostamente terem confessado a adoração a um ídolo pagão de mesmo nome.

Alguns historiadores acreditam que "Baphomet" era simplesmente uma derivação do nome "Muhammad", o profeta fundador do Islã.

Mas, ao longo dos anos, o mistério e a especulação envolvendo os Templários aumentaram, assim como as interpretações da palavra e seu significado.

Uma interpretação elaborada inspirou inclusive o enredo do livro O Código Da Vinci, de Dan Brown, em que a palavra Baphomet é decodificada e traduzida por "Sofia" ou sabedoria, com a figura do ídolo pagão sendo adotada também por alguns Templos Satânicos pelo mundo.