Charles é despreparado para ocupar o trono, diz historiador
Com o anúncio da morte da rainha Elizabeth 2ª hoje, o novo rei do Reino Unido é Charles 3º, filho da monarca que morreu aos 96 anos, depois de ocupar o trono da realeza por 70 anos, desde 1952. O historiador Bruno Biasetto durante o UOL News, afirmou, entretanto, que não vê o novo rei sendo capaz de assumir o trono neste momento.
"Não consigo ver Charles como uma figura capaz de apaziguar sequer a política inglesa entre conservadores e trabalhistas ou diferentes facções do Partido Conservador. Acho ele uma pessoa despreparada pra dizer o mínimo para exercer esse papel", começou.
"Sou pessimista diante da morte da rainha Elizabeth. Sou um pouco pessimista com relação às coisas que podem acontecer. Espero ser provado do contrário", concluiu.
Biasetto também destacou que o Reino Unido vive um momento de instabilidade política e econômica, e que também não enxerga a recém-empossada primeira-ministra Liz Truss preparada para enfrentar os desafios.
"Acho a Liz Truss uma primeira-ministra extremamente pouco provada, despreparada, num contexto dificílimo de inflação, né? De uma economia exposta às coisas do exterior, a falta de gás, a falta de petróleo. Enfim, há uma série de dificuldades com o desemprego crescente também".
Rainha Elizabeth 2ª: BBC preparava há 25 anos como será a cobertura do funeral, conta jornalista
"Conversei recentemente com uma pessoa que disse que a própria BBC prepara há 25 anos como vai ser a cobertura do funeral da rainha. Tudo tem seu significado", disse a jornalista Vivian Oswald durante participação no UOL News.
Ela também afirmou que há, inclusive, regras a serem seguidas pelos apresentadores da emissora. "O próprio apresentador da BBC que está ao vivo neste momento está de paletó preto, de gravata preta e de camisa branca. É como ele precisa estar no momento em que talvez tenha que fazer o anúncio grave de uma notícia solene como essa", explicou.
Rainha por acidente: como Elizabeth 2ª chegou ao trono após renúncia do tio
"Ela não cresceu esperando que ela fosse ser rainha. Era para o tio dela ter sido rei, e para os filhos do tio terem sido os futuros reis e rainhas. Acho que há esse fato de que ela foi preparada no improviso e no infortúnio. O infortúnio marcou a vida dela duas vezes. Quando o tio abdicou e quando o pai morreu de forma precoce. A gente não pode esquecer que pai não tinha nem 60 anos quando morreu, o que na época para o padrão de vida da Inglaterra era um absurdo", disse o historiador Bruno Biasetto durante o UOL News.
Ele também pontuou que a "surpresa" acabou contribuindo até para uma personalidade mais empática da rainha. "Esse fato de que ela teve que ser trazida para o centro dos eventos, meio que de surpresa, acabou gerando uma personalidade que tentou-se buscar uma falta de preparação inicial pela empatia".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.