Avião da Latam pega fogo após colidir com caminhão em aeroporto no Peru
Um avião Airbus da Latam pegou fogo hoje após colidir com um caminhão de serviços no aeroporto internacional Jorge Chávez, em Callao, cidade que fica a 11 km de Lima, no Peru. A aeronave A320 estava se preparando para decolar quando o veículo automotor se colocou na sua frente, provocando a colisão. Dois bombeiros que estavam no veículo que colidiu com o avião não resistiram e morreram.
A asa direita do avião acertou em cheio o caminhão, o que fez com que ela começasse a se arrastar pelo chão, assim como a turbina direita, iniciando um incêndio.
O caminhão saía, junto com outros veículos de apoio, de uma obra numa área anexa ao aeroporto. Segundo apurou o jornal local El Comercio, até o momento, não há informações de que algum passageiro ou tripulante do avião da LATAM tenha ficado ferido, mas ainda não há notícias sobre os ocupantes do caminhão.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver quando a aeronave se arrasta pela pista em chamas, soltando muita fumaça, mas graças a uma ação rápida da tripulação e das equipes de emergência do aeroporto, o Airbus não explodiu e os passageiros conseguiram deixar a aeronave em segurança.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a emergência ocorreu às 15h25 e quatro unidades de resgate foram mobilizadas.
"É uma emergência na pista, há quatro unidades deslocadas. Não sabemos tecnicamente agora o que aconteceu nesta aparente falha técnica do avião, aguardamos relatórios posteriores", disse Mario Casaretto, chefe do Corpo de Bombeiros.
Em nota, a LATAM Airlines Peru confirmou que o voo LA 2213 (Lima - Juliaca) colidiu com um veículo durante a sua decolagem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez.
"Neste momento, informamos que não houve vítimas fatais entre as pessoas que estavam a bordo da aeronave e estamos focados em dar apoio aos passageiros e seus familiares. Além disso, está sendo realizado um trabalho em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do ocorrido o mais rápido possível", informa a empresa, na nota.
"O processo de resposta ao ocorrido segue os protocolos operacionais e de segurança da empresa e buscam resguardar a integridade e o bem-estar dos passageiros. O grupo LATAM está mobilizando todos os seus recursos humanos e técnicos para cuidar dos afetados pelo ocorrido e ativou o seu plano de resposta a emergências", explica a Latam.
Em uma segunda nota enviada à imprensa, a LATAM Airlines Peru informou que lamenta o falecimento de dois bombeiros que estavam no veículo que colidiu com o avião, conforme informou a concessionária do Aeroporto Jorge Chávez, Lima Airport Partners.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.