Topo

Esse conteúdo é antigo

Grupo de amigos desenterra tesouro medieval de R$ 930 mil: 'Emocionante'

Detectores acharam 627 moedas medievais em uma série de escavações - Divulgação/Tobiasz Nowak
Detectores acharam 627 moedas medievais em uma série de escavações Imagem: Divulgação/Tobiasz Nowak

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2023 04h00

Um grupo de detectoristas amadores encontrou mais de 600 moedas medievais, no interior do Reino Unido. Os objetos históricos estão avaliados em 150 mil libras, um verdadeiro tesouro que equivale a R$ 930 mil na cotação atual.

Segundo o Daily Star, os sete amigos localizaram as moedas em uma planície de Culden Faw Estate, no sudoeste de Buckinghamshire, em abril de 2019. Entre os itens de valor, que nesta semana tiveram enfim seu valor revelado após uma série de análises, 12 são do reinado de Edward III (1327-1377).

Apelidada de "Hambleden Hoard" ("Tesouro de Hambleden", em tradução livre), a descoberta representa a maior coleção de ouro e prata enterrados por ancestrais, encontrados no Reino Unido em cerca de uma década.

Anteriormente, a equipe de detectoristas - formada por Andrew Winter, Dom Rapley, Eryk Wierucki, Jaroslaw Giedyna, Dariusz Fijalkowski e os irmãos Tobiasz e Matthew Nowak - chegou a desenterrar cartuchos de espingarda e dedais do que tesouros enterrados.

Dariusz Fijalkowski, um dos detectores, que também trabalha como operador de máquinas em Bristol, encontrou o tesouro após ter ficado "encantado" com um dedal e cartuchos de espingarda que encontrou no mesmo local.

Após achar duas moedas de prata com o detector de metal, ele decidiu compartilhar a novidade com os amigos, que se uniram nesta aventura.

"As duas moedas de prata foram muito especiais para mim. Quando as encontrei, gritei muito porque estava muito animado com a descoberta", declarou.

Ao longo de quatro dias, eles escavaram 627 moedas, incluindo 12 de ouro muito raras, que datam da época da Peste Negra.

O grupo montou acampamento no local da escavação até saberem que haviam recuperado todo o tesouro, para evitar que ladrões ou curiosos adquirissem as moedas e as vendessem, sem levar em conta o seu valor histórico.

Para o grupo amador, encontrar moeda após moeda do tesouro escondido foi a maior surpresa em comparação com outros artefatos desenterrados ao longo dos anos.

"Talvez eu devesse ter ficado quieto, mas fiquei tão feliz. Só para mim aquelas moedas eram especiais. São pequenas peças de prata e também um pedaço de história. Mas fiquei ainda mais emocionado com tudo que encontramos no final. Ainda não consigo acreditar, disse Dariusz Fijalkowski.

Em um inquérito aberto nesta semana na Corte de Beaconsfield Coroners, o legista sênior Crispin Butler disse que as moedas são consideradas um tesouro da história do Reino Unido, após os objetos atenderem aos critérios do Museu Britânico.

De acordo com as regras de detecção e descoberta de tesouros, qualquer coisa acima de três moedas é considerada um "tesouro", o que significa que deve ser declarado às autoridades e às organizações competentes.