Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião da FAB chega ao Brasil com 17 sobreviventes do terremoto na Turquia

12.fev.2023 - FAB transporta brasileiros e estrangeiros da Turquia para o Brasil - Reprodução/FAB
12.fev.2023 - FAB transporta brasileiros e estrangeiros da Turquia para o Brasil Imagem: Reprodução/FAB

Do UOL, em São Paulo

12/02/2023 20h44

Após levar ajuda humanitária à Turquia, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou hoje ao Brasil trazendo a bordo 17 pessoas, incluindo quatro crianças e uma mulher grávida, que sobreviveram ao terremoto que atingiu parte do país e da Síria. O grupo tem nove brasileiros e oito estrangeiros.

Quase uma semana após a tragédia, o número de mortos ultrapassa 33 mil pessoas. A Turquia contabiliza 29.605 vítimas e a Síria, 3.574, segundo dados oficiais divulgados neste domingo (12).

O voo pousou na madrugada de hoje na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A repatriação dos brasileiros foi coordenada pelo Itamaraty.

A ajuda humanitária brasileira que chegou ao país conta com 42 profissionais especializados em busca e resgate urbano. São bombeiros de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, além de médicos e agentes da Defesa Civil.

A missão inclui também cinco cães farejadores para colaborar na localização das vítimas do terremoto e seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas.

A ajuda humanitária deve permanecer na Turquia por duas semanas para localizar e dar suporte a vítimas.

Bombeiros de Minas Gerais estão na Turquia apoiando buscas após terremoto - Reprodução/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Reprodução/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Bombeiros de Minas Gerais estão na Turquia apoiando buscas após terremoto
Imagem: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O Ministério da Saúde também doou três conjuntos de "kits calamidade" que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais. Eles têm a capacidade para atender até 1.500 pessoas pelo período de um mês.

Bebê de 7 meses resgatado após mais de 140 horas

Um bebê de sete meses e um adolescente de 13 anos foram resgatados ainda vivos neste domingo, seis dias após o terremoto. Outras operações comoventes aconteceram em várias cidades da região.

O bebê foi encontrado vivo, enrolado debaixo de uma laje onde tinha passado mais de 140 horas, bem mais que o período de 72 horas considerado crucial para a sobrevivência humana sem hidratação. O resgate ocorreu na província de Hatay. Uma menina de 2 anos de idade, Asya, foi resgatada na mesma área.

Apesar do frio glacial, os bombeiros também retiraram uma mulher de 70 anos viva dos escombros na cidade turca de Kahramanmaras em meio aos aplausos e gritos de emoção dos socorristas, como mostrou um vídeo transmitido pelo canal da TV pública Haber.

"O mundo está aqui?", perguntou a mulher ao retornar à luz do dia.

Em Antáquia, o resgate de um homem que passou 152 horas soterrado também emocionou os socorristas. A agência de notícias Anadolu ainda relatou o resgate de uma mãe de 35 anos e sua filha de seis anos de um prédio destruído na província de Adiyaman.

*Com informações de Agência Brasil e agências internacionais