Topo

'Bebê milagre' que nasceu sob escombros é adotada e ganha novo nome

Afraa está morando com o tio, Khalil Al-Sawadi, a tia Hala e seis primos em uma tenda - Anas Alkharboutli/dpa/picture alliance
Afraa está morando com o tio, Khalil Al-Sawadi, a tia Hala e seis primos em uma tenda Imagem: Anas Alkharboutli/dpa/picture alliance

Do UOL, em São Paulo*

22/02/2023 13h14Atualizada em 22/02/2023 13h14

A bebê recém-nascida que foi resgatada de escombros após o terremoto que atingiu a Síria e a Turquia foi adotada pelos tios.

Agora, somente após exames de DNA comprovarem o parentesco, ela viverá com a irmã do pai e o marido, junto a outros seis primos e primas. Ela foi batizada Afraa, em homenagem à falecida mãe.

Ela é um dos meus filhos agora. Eu não vou diferenciar entre ela e meus filhos.
Khalil al-Sawadi, tio de Afraa

Chamada de "bebê milagre", a menina nasceu após a mãe entrar em trabalho de parto nos escombros de Jenderes, na região de Afrin, nordeste da Síria, durante a operação de resgate. O pai, a mãe, quatro irmãos e uma tia tiveram seus corpos retirados dos escombros já sem vida.

Ainda no hospital, Afraa recebeu diversos pedidos de adoção. Chamada inicialmente de Aya, ela também foi alvo de três tentativas de sequestro por milícias, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O terremoto em questão foi considerado o mais letal na Turquia desde 1939. Até a última semana, o número de mortos passava de 46.000. Muitas pessoas ainda são consideradas desaparecidos.

*Com informações da DW