Ativista Greta Thunberg é detida na Noruega
A ativista ambiental Greta Thunberg foi detida na manhã de hoje em Oslo, na Noruega, durante um protesto com ativistas indígenas contra a instalação de turbinas eólicas em áreas pertencentes ao povo originário Sami.
Greta e outros ativistas foram retirados do local à força após bloquear uma das portas do Ministério das Finanças norueguês. A polícia ainda não informou se ela continua detida ou se foi liberada.
Em 2021, a Suprema Corte da Noruega decidiu que dois parques eólicos construídos em Fosen, no centro da Noruega, violavam os direitos humanos dos Sami sob as convenções internacionais, mas as turbinas permanecem em operação mais de 16 meses depois.
Os ativistas pedem a demolição de dois parques eólicos na região de Fosen, que eles chamam de "ilegais". Greta, uma defensora do fim da dependência mundial de energia baseada em carbono, diz que os governos não devem permitir que a transição para a energia verde ocorra às custas dos direitos dos indígenas Sami.
Em 17 de janeiro, Greta Thunberg foi detida durante protesto contra a demolição de uma vila na Alemanha para a reativação de uma mina de carvão. O governo alemão tenta compensar a crise de energia causada pela guerra na Ucrânia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.