Grande desafio de Lula na China é geopolítico, diz ex-embaixador
O ex-embaixador brasileiro Sergio Florêncio comentou a respeito da visita do presidente Lula e sua comitiva à China. Em entrevista durante o UOL News, Florência afirmou que o grande desafio do presidente é geopolítico e está relacionado à guerra entre Rússia e Ucrânia.
O grande desafio é o Brasil não se situar predominante do lado da Rússia no conflito com a Ucrânia.
O ex-embaixador ainda afirmou que Lula deve "preservar uma posição do Brasil com relação à Ucrânia que não venha a eclipsar as tradições, princípios e paradigmas da politica externa brasileira, que sempre foram de respeito à politica externa internacional'.
Sakamoto: Visita de Lula à China trouxe mais resultados econômicos do que ida aos EUA
Também durante o UOL News, o colunista do UOL Leonardo Sakamoto comentou a respeito dos acordos fechados pelo governo Lula em sua visita à China. Para Sakamoto, a viagem foi acertada.
Claro que foi um gol, um golaço, para a diplomacia brasileira. Mesmo os críticos ao governo têm falado que foi importantíssimo, até porque trouxe resultados econômicos bem mais parrudos do que a viagem aos EUA.
Contudo, o colunista ponderou que a viagem também impõe ao governo Lula o desafio de manter a diplomacia brasileira independente.
Um governo, vamos lembrar a todos, não tem amigos, ele tem interesses econômicos, tem parceiros. E aí vamos ver como a gente vai se estabelecer nesse processo, como vamos manter essa nossa independência podendo dialogar com diferentes países.
Sakamoto: Finalmente Bolsonaro terá que explicar ao país por que incentivou um golpe
Leonardo Sakamoto ainda comentou a respeito da decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja ouvido no inquérito da Polícia Federal que investiga os autores intelectuais dos atos golpistas, a pedido da Procuradoria-Geral da República.
O colunista do UOL afirmou que "finalmente Bolsonaro terá que explicar ao país porque incentivou um golpe de estado".
Ainda é pouco, mas é claro que, vamos colocar da seguinte forma: com o país ainda em choque, perplexo, depois que uma horda de bolsonaristas invadiu, depredou e roubou o Planalto, Congresso e STF, deu dois dias o Bolsonaro publicou um vídeo incentivando golpismo, dizendo que as urnas tinham sido fraudadas, que o presidente enho era o Lula e tudo isso mais.
"Ou seja, as mesmas razões que levaram aquele bando de golpistas a destruírem a Praça dos Três Poderes, o Bolsonaro estava incentivando eles", completou.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.