Topo

Esse conteúdo é antigo

Competição que premia crianças por matar gatos é cancelada na Nova Zelândia

Depois das denúncias, o anúncio que convocava os jovens caçadores a participar da competição foi removido - Getty Images
Depois das denúncias, o anúncio que convocava os jovens caçadores a participar da competição foi removido Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/04/2023 21h51Atualizada em 25/04/2023 22h04

Uma competição que desafiava crianças e adolescentes a caçar e matar gatos selvagens foi cancelada na Nova Zelândia.

O que aconteceu:

A competição anual de caça, realizada na região de Canterbury, desistiu de realizar a categoria infantil do evento após a repercussão negativa.

Os organizadores enfrentaram críticas após anunciarem que crianças e adolescentes, de até 14 anos, poderiam participar da caça e seriam premiados.

Os caçadores mirins teriam até o final de junho deste ano para caçar o máximo de gatos selvagens que conseguissem. A recompensa seria de 250 dólares neozelandêses (cerca de R$ 776).

No anúncio, havia um alerta sobre não matar animais de estimação, apenas os selvagens.

Depois das denúncias, o material de divulgação que convocava os jovens caçadores a participar da competição foi removido no último dia 17 de abril.

Em justificativa, a organização do evento afirmou que os gatos seriam escaneados para checar se eram de estimação ou não. A crítica da SPCA (Sociedade Neozelandesa para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) é de que isso seria feito com o felino já morto ou ferido.

A SPCA explicou que estava "ao mesmo tempo, satisfeita e aliviada pela categoria infantil que envolvia atirar em gatos selvagens ser removida."

Apesar do cancelamento da categoria infantil, a competição geral segue sendo realizada. A ideia é arrecadar fundos para a Rotherham School, na Ilha Sul do país.