Leva até 90 aeronaves e mísseis: como é o maior navio de guerra do mundo
O maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, da Marinha dos Estados Unidos, foi colocado neste mês sob o comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Noruega. O navio e sua tripulação realizarão exercícios de treinamento no mar do país.
O Ford é o primeiro porta-aviões norte-americano a visitar a Noruega em 65 anos, de acordo com a Marinha dos EUA. A visita reflete o foco crescente da Otan no Atlântico Norte e no Ártico em meio à tensão com a Rússia.
Como é o USS Gerald R. Ford?
Fabricado pela Newport News Shipbuilding, é o navio líder da classe Ford de porta-aviões dos Estados Unidos. Segundo o site Naval Technology, foi entregue à Marinha dos Estados Unidos em maio de 2017 e comissionado em julho do mesmo ano.
Foi nomeado em homenagem ao 38º presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que também serviu na Marinha do país.
Tem 333 metros de comprimento, 41 metros de largura, pesa 100 mil toneladas e sua velocidade ultrapassa os 30 nós (56 km/h). Carrega até 90 aeronaves (entre caças e helicópteros) e uma tripulação de 4,5 mil militares — com isso, é considerado o maior navio de guerra do mundo.
Seu armamento inclui lançadores de mísseis antiaéreos de médio alcance Sea Sparrow Raytheon (ESSM), lançadores de mísseis antiaéreos de curto alcance, sistemas de armas de proximidade e metralhadores Browning M2 de 12,7 mm.
De acordo com o site da Marinha dos EUA, também possui usina nuclear, capacidade de gerar quase três vezes a quantidade de energia elétrica, equipamento de parada inovador e avançado e sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves.
Até 2036, outras quatro embarcações deste tipo devem ser colocadas em ação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.