Tempo acabando: ruídos animam, mas submersível tem menos de 24h de oxigênio
A busca pelo submersível desaparecido perto dos destroços do Titanic se torna cada vez mais uma corrida contra o tempo. Sem contato desde domingo, as indicações são de que ele tem menos de 24 horas de oxigênio disponível.
Mas as esperanças não foram perdidas: nas últimas horas, a Guarda Costeira dos EUA anunciou que detectou "ruídos subaquáticos" na área de busca do Titan - isso pode indicar que o submersível não está tão fundo como se temia.
Aviões canadenses P-3 detectaram ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações de um ROV (sigla em inglês para veículo operado de maneira remota) foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos.
Quais as novidades?
Oxigênio acaba na manhã de quinta. De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, a embarcação teria ar respirável suficiente até, mais ou menos, às 6 horas da manhã de quinta-feira (22). Especialistas indicaram que dormir pouparia oxigênio - assim, os tripulantes usariam uma menor quantidade do gás e expeliriam menor quantidade de dióxido de carbono.
Ruídos detectados. Informações da Rolling Stones indicam que um avião canadense P-8 que participa das buscas detectou "batidas na região a cada 30 minutos". Quatro horas depois, um sonar adicional foi ativado e "as batidas ainda eram ouvidas".
Frank Owen, ex-comandante de submarinos na Austrália, disse à BBC que o mergulhador aposentado que está na embarcação conhece os protocolos para alertar as forças de busca. "A cada meia hora você bate como o diabo [nas laterais] por três minutos", explicou.
Esperança de encontrar sobreviventes. Além dos ruídos, "sinais acústicos adicionais foram ouvidos que ajudarão a direcionar os recursos de superfície, enquanto persiste a esperança de encontrar sobreviventes". A informação é da CNN, que teve acesso a um documento interno do governo americano.
Titan pode estar próximo da superfície. Especialistas entendem que a existência de ruídos pode indicar que o submersível não está tão fundo como se imaginava. Frank Owen explica a teoria:
Abaixo de cerca de 180 metros, a temperatura da água cai muito rapidamente. Isso cria uma camada que [o sinal do sonar] rebate. Mas, se você estiver na mesma profundidade de água, o sinal tende a ir bem reto.
Reforço nas buscas. O Pentágono anunciou o envio de um terceiro avião C130 e três C-17. Um robô submarino, enviado pelo Instituto Oceanográfico francês, será incorporado às buscas durante a quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.