Em guerra, Ucrânia realiza 1º transplante de coração em uma criança no país
Em meio à guerra contra a Rússia, a Ucrânia realizou o primeiro transplante de coração em uma criança da história do país.
O que aconteceu:
Uma menina de 6 anos recebeu o coração, segundo relatou o médico Borys Todurov, que liderou a equipe de médicos. A cirurgia foi realizada nesta segunda-feira, no Instituto do Coração da Ucrânia, em Kiev, referência em cardiologia no país.
O doador foi um menino de 4 anos, cujos pais deram o consentimento para a doação de órgãos. A causa da morte do doador não foi informada.
"A operação transcorreu sem problemas, a menina foi extubada duas horas após a operação", disse Todurov em um post em sua página oficial no Facebook.
Após a cirurgia, a mãe da criança doadora foi até o quarto da menina para "ouvir o coração do seu bebê bater no outro peito", segundo divulgou a direção do hospital.
Dois rins e o fígado do menino também foram transplantados, segundo a CNN Internacional. Receberam os órgãos outros dois meninos, de 12 e 15 anos, que aguardavam a doação em outro hospital em Kiev, o Hospital Infantil Nacional Ohmatdyt.
Deixe seu comentário