Esse conteúdo é antigo

Brasileira perdeu tudo em incêndio e esperou 10 horas por resgate no Havaí

Uma brasileira precisou ficar mais de 10 horas no mar esperando o resgate durante incêndio no Havaí. Até o momento 80 pessoas morreram.

O que aconteceu:

Ana Carolina Penedo perdeu tudo para o fogo na ilha de Maui, no Havaí. Ela publicou nas redes sociais um vídeo com o relato dos momentos até ser resgatada.

A brasileira disse que ela e a mãe se jogaram no mar para fugir do incêndio que destruiu sua casa e a cidade de Lahaina. Ela também contou que o filho dela não estava na cidade.

As únicas coisas que elas conseguiram salvar foi o passaporte e a roupa do corpo: "Perdi meu carro, celular, carteira, identidade, computador, toda a vida, móveis, tudo", detalha.

"Em muitos momentos, eu não sabia se a gente ia conseguir se salvar. Muita gente foi retirada da água sem vida. O número de pessoas mortas ainda está longe de ser final", acrescenta.

A brasileira Ana Carolina Penedo mostrou como ficaram sua casa e carro após incêndio no Havaí
A brasileira Ana Carolina Penedo mostrou como ficaram sua casa e carro após incêndio no Havaí Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Ela comentou sobre a falta de organização da cidade, e contou que não tinha informações sobre a situação local: "Eu e minha mãe não evacuamos de Lahaina a tempo, então a gente ficou presa no fogo. Foi aterrorizante. Tive que abandonar meu carro na rua, porque o fogo começou a chegar, mas graças a Deus tinha o mar pra gente se jogar. (...) Eu não tinha informação, estava desde as 6 horas [do dia 10 de agosto] sem luz, sem sinal de celular, sem saber de nada. Não teve um plano de evacuação eficiente em Lahaina, não teve um alarme".

Além disso, a brasileira contou que a mãe não sabia nadar, o que tornou a situação mais difícil. As duas precisaram se apoiar em pedras até que o resgate chegasse.

Minha mãe não sabe nadar, então não foi uma coisa tranquila. (...) A gente entrou no mar por volta de 16h [do dia 10 de agosto]. Tinham umas pedras, a gente ficava entre o mar e as pedras. A gente foi resgatada pelos bombeiros por volta de 3h da manhã [do dia 11 de agosto]
Ana Carolina Penedo

Continua após a publicidade

Ela ainda ressaltou que precisará enfrentar "um longo caminho" para reconstruir a vida. Ana Carolina agradeceu o apoio que vem recebendo, e disse que qualquer ajuda, seja ela material ou em forma de oração: "Quero muito agradecer as mensagens, o amor. Qualquer ajuda é bem-vinda. (...) A comunidade brasileira está tentando se ajudar, na medida do possível. Tem muita gente na mesma situação", concluiu.

O incêndio em Lahaina se transferiu das áreas florestais para a região urbana e ainda pode ser visto, mas está 85% controlado, de acordo com informações do condado de Maui. Outros dois incêndios na região tinham 80% e 50% de contenção.

Três dias após o desastre, ainda não se sabe se alguns moradores receberam alertas antes que os incêndios chegassem a suas casas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.