'A palavra Índia é um abuso': o que está por trás de 'novo' nome do país
Enquanto Nova Délhi se prepara para receber os líderes do G20 neste final de semana, as autoridades da Índia levantaram rumores de que pretendiam deixar de utilizar oficialmente a denominação inglesa do país ao mencionarem "Bharat" no convite para o encontro.
Bharat, que também é a palavra hindi para Índia, já é citado na Constituição como um dos nomes oficiais do país. No entanto, o termo ganhou uma forte relevância política nos últimos anos, sendo a nomenclatura preferida do BJP (partido nacionalista hindu).
Passado colonial
Atualmente, o país concilia vários nomes de origem antiga e moderna. Além de Índia, também é chamado de Hindustão e Bharat.
Bharat já é um dos nomes oficiais do país na Constituição indiana. O Artigo 1 utiliza as duas nomenclaturas de maneira intercambiável: "A Índia, isto é, Bharat, será uma União de Estados".
O nome remonta a antigos textos hindus escritos em sânscrito. Bharat é uma forma abreviada de Bharatvarsha, "a terra dos descendentes dos Bharatas". Nos livros de história, "Bharata" costuma ser relacionado ao Rei Bharata, filho de Dushyant e Shakuntala. Esta é uma das referências dos livros, mas como um país grande e diverso, a explicação do termo pode variar dependendo da cultura.
Já o nome Índia tem suas origens no rio Indo (agora Sindhu). Segundo o The Independent, palavras relacionadas ao termo têm sido usadas para se referir ao país como um todo há muitos séculos. No entanto, a nomenclatura ganhou mais relevância quando o país foi governado pelos britânicos. Mesmo após conquistarem a liberdade, os novos líderes indianos não eliminaram seu uso, e o incorporaram em documentos oficiais.
Anticolonialismo
Durante décadas, governos indianos tentaram apagar as marcas da era colonial britânica, renomeando ruas e até cidades. O primeiro-ministro, Narendra Modi, costuma utilizar o nome Bharat, enquanto os membros de seu partido, o BJP (nacionalista hindu), criticam a denominação "Índia", afirmando que ela foi imposta pelo Reino Unido.
A palavra 'Índia' é um abuso que nos foi dado pelos britânicos, enquanto a palavra 'Bharat' é um símbolo da nossa cultura.
Harnath Singh Yadav, político do BJP à emissora indiana ANI
Segundo o site de notícias indiano The Indian Express, em junho de 2020, o Supremo Tribunal do país já havia rejeitado um PIL ("Public Interest Litigation", "litígio de interesse público" na tradução literal) que procurava remover a palavra "Índia" da Constituição e manter apenas "Bharat", com o intuito de "garantir que os cidadãos deste país superem o passado colonial".
Enquanto defensores da mudança afirmam que os britânicos cunharam o nome Índia para ofuscar Bharat e forjar um legado, a oposição afirma que o nome atual já é conhecido no mundo todo.
*Com informações da AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.