Jovem é detido após 'Árvore de Robin Hood' ser derrubada na Inglaterra
Um adolescente de 16 anos foi detido na Inglaterra por suspeita de participar da derrubada da Sycamore Gap, uma árvore com cerca de 300 anos. Ela era conhecida como "Árvore de Robin Hood".
O que se sabe:
Guardas-florestais encontraram a árvore caída na manhã desta quinta-feira (28), perto da Muralha de Adriano, no condado de Nortúmbria. Autoridades disseram que ela foi cortada com uma serra elétrica, segundo apurou o jornal The Guardian.
Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela polícia de Nortúmbria, suspeito de estar envolvido na ação. Ele foi detido no momento em que dezenas de pessoas visitavam o local, isolado com fita policial, e está auxiliando os policiais na investigação.
As autoridades acreditam que a árvore tenha sido vítima de um "ato de vandalismo" durante a madrugada, mas a polícia não confirmou o número de pessoas que teriam participado do ato.
A árvore, que se acredita ter cerca de 300 anos, era considerada um patrimônio do país. Ela ficou famosa mundialmente após servir de cenário para o filme "Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões", de 1991, estrelado por Kevin Costner.
Kevin Waring, superintendente da polícia de Nortúmbria, disse que os acontecimentos de hoje causaram "choque, tristeza e raiva" para os britânicos, segundo apurou o jornal Daily Mail.
Jamie Driscoll, prefeito do Norte de Tyne, esteve no local hoje e afirmou que teria dificuldade em expressar o quanto estava irritado com o aparente vandalismo, em um post no Twitter.
As pessoas tiveram suas cinzas espalhadas aqui. As pessoas propuseram casamentos aqui. Fiz um piquenique aqui com minha esposa e filhos. Faz parte da nossa alma coletiva. Devemos levar quem fez isso à Justiça.
Jamie Driscoll, prefeito do Norte de Tyne
Robin Hood
A "Árvore de Robin Hood" ficava junto à histórica Muralha de Adriano, listada como Patrimônio Mundial da Unesco, construída há cerca de 1.900 anos para proteger a fronteira noroeste do Império Romano. Ela pertencia à espécie Acer pseudoplatanus, conhecida no Brasil como bordo.
Ela foi considerada uma das árvores mais fotografadas da Inglaterra e eleita a Árvore Inglesa do Ano em 2016. A instituição de caridade National Trust - que co-administra o local - disse em um post nas redes estar "chocada e triste" com a derrubada da árvore.
A árvore tem sido uma característica importante e icônica na paisagem há mais de 200 anos e significa muito para a comunidade e para qualquer pessoa que tenha visitado o local
Andrew Poad, gerente geral do National Trust na região
Deixe seu comentário