Presidente eleito do Equador é herdeiro de bilionário e mais jovem no cargo
O empresário Daniel Noboa, 35, se tornou hoje o mais jovem presidente eleito do Equador. Ele é filho de um dos homens mais ricos do país e começou a carreira política como deputado.
O que aconteceu
Com mais de 90% das urnas apuradas, a autoridade eleitoral equatoriana declarou a vitória de Noboa. O candidato de direita venceu no segundo turno a candidata de esquerda, Luisa González, que reconheceu a derrota e parabenizou o adversário.
Nascido em Guayaquil, ele é filho da médica Anabella Azin e de Álvaro Noboa, dono de mais de 100 empresas. Conhecido como "magnata da banana", por controlar 50% de um conglomerado de exportação da fruta, ele tem um patrimônio de mais de R$ 1 bilhão.
Daniel Noboa estudou nos Estados Unidos. Ele se formou em uma escola de negócios na Universidade de Nova Iorque e fez pós graduações nas universidades de Harvard, em Massachussets, e Evanston, em Illinois.
O presidente eleito começou a carreira política em 2021, como deputado da Assembleia Nacional. Ele venceu as eleições à Presidência pelo partido ADN (Ação Democrática Nacional), considerado de centro.
Noboa assume em meio a uma onda de violência no Equador. As eleições ficaram marcada pelo assassinato do candidato Fernando Villavicencio, em agosto, durante um encontro político a 11 dias do primeiro turno.
Deixe seu comentário