Hasan recebeu mais de 200 mensagens com ameaças e ofensas, diz advogada

O brasileiro Hasan Rabee, que conseguiu sair da Faixa Gaza, recebeu mais de 200 mensagens com ameaças e ofensas após chegar ao Brasil, afirmou a advogada que o representa Talitha Camargo ao UOL News.

São mais de duas centenas de mensagens (...) o que já conseguimos verificar têm relação com injúria racial, ameaças de execução, calúnia, difamação e perseguição. Isso é muito sério na medida que o Hasan e sua família entram no território nacional esperando o acolhimento adequado e se deparam com esses discursos de ódio em 5 dias.

Segundo a advogada, as mensagens motivaram o pedido para que o governo brasileiro ingresse Hasan e sua família no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Esse programa fortalece para que a pessoa possa continuar fazendo sua militância em relação à promoção e defesa de direitos humanos no território nacional e fora. (...) O programa oferece um telefone que funciona 24 horas por dia e um plantão que facilita para que o protegido entre em contato com as autoridades. O programa também pode oferecer a medida de escolta em caso de ameaça de execução.

Talitha Camargo disse ainda que, na análise que realizou em algumas das mensagens recebidas por Hasan, já foi possível identificar algumas pessoas.

Já conseguimos identificar algumas, são pessoas reais, não são perfis fakes. Até momento, o que consegui identificar até agora, eu não tenho conhecimento que as pessoas tenham alguma atividade pública.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes