Esse conteúdo é antigo

Josias: Alta da bolsa argentina após vitória de Milei é soluço especulativo

A disparada da bolsa argentina após a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais de domingo (19) é um "soluço especulativo", afirmou o colunista do UOL Josias de Souza ao UOL News da manhã desta terça-feira (21).

O mercado de ações da Argentina subia mais de 20% no início das negociações desta terça-feira (21), em meio a ajustes após a vitória de Milei e um feriado local na segunda-feira (20).

O que estamos assistindo hoje é um soluço especulativo. Milei, diante da perspectiva de que a bolsa abrisse em queda por conta da instabilidade e dúvidas que rondam a sua presidência prestes a ser inaugurada em 10 de dezembro, falou nas entrevistas que iria privatizar a petrolífera argentina, que já foi privatizada e reestatizada de novo.

Isso deu um impulso. Ontem já se verificava uma valorização das ações da estatal do petróleo da Argentina na bolsa de Nova York e, agora, na abertura dos mercados.

Estamos assistindo agora um soluço especulativo, que não tem a menor relevância diante do desafio econômico que se coloca diante do presidente eleito da Argentina.

Para ele, a dolarização da economia proposta por Milei é "impossível".

A principal proposta do Milei na área econômica é a dolarização. Como você vai dolarizar uma economia que não dispõe de dólares? Dolarização sem dólar é impossível.

O que se diz é que, a partir dos planos do Milei, o argentino que busca refúgio fora da Argentina, que tem dólar, dinheiro e patrimônio, guarda seus dólares fora da Argentina. O que se diz é que esse argentino poderia repatriar suas fortunas. Bastante improvável que isso ocorra.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.