Conteúdo publicado há 11 meses

Morre mulher misteriosamente envenenada na China; caso causou indignação

Uma mulher que sofreu lesões cerebrais após ser envenenada em 1994 morreu na China.

O que aconteceu

Zhu Ling morreu aos 50 anos em Pequim na sexta-feira (22), anunciou a Universidade Tsinghua na rede social Weibo.

Em 1994, Zhu, uma estudante de química e musicista, começou a apresentar sintomas de envenenamento por tálio, como queda de cabelo e dores de estômago.

O tálio é um produto químico altamente tóxico e deixou Zhu parcialmente cega e com a capacidade mental de uma criança de seis anos. A informação é da CNN dos Estados Unidos.

O caso de Zhu causou grande repercussão na China, mas nunca foi solucionado pelas autoridades. Até hoje, o caso desperta indignação e apelos por justiça.

A notícia da morte de Zhu foi a principal pesquisa na rede social Weibo no sábado (23), com mais de 400 milhões de visualizações.

Na época, uma investigação policial não encontrou provas de que Zhu foi intencionalmente envenenada.

Uma colega de quarto de Zhu, Sun Wei, chegou a ser investigada, mas não acusada. Ela tinha acesso ao tálio no laboratório da universidade, assim como outros estudantes.

Sun também foi alvo de especulações ao longo dos anos. Ela sempre negou qualquer desavença com Zhu, mas muitos acreditavam que a polícia parou de investigá-la porque seu avô foi um alto funcionário do governo em 1949.

Continua após a publicidade

Em 2006, a família de Sun apresentou um pedido à polícia para que reabrissem a investigação e "descobrissem a verdade". O caso não foi retomado.

Zhu ficou sob o cuidado dos pais por 29 anos. Ela será enterrada hoje em Pequim, confirmou seu pai, Wu Chengzhi, ao jornal Southern Metropolis Daily.

A principal razão pela qual o caso de Zhu evoca tanta raiva e simpatia pública é porque muitas pessoas na China veem um pedaço de si mesmas em Zhu: sofreram algum tipo de injustiça, mas nunca há uma investigação justa, independente ou transparente por parte das autoridades.
Yaqiu Wang, diretor de pesquisa para a China da ONG Freedom House, à CNN

Zhu Ling ficou sob os cuidados dos pais após ser envenenada
Zhu Ling ficou sob os cuidados dos pais após ser envenenada Imagem: Reprodução/HelpZhuLing

Deixe seu comentário

Só para assinantes