'Temos de estar prontos': exercício militar da Otan tem 90 mil soldados

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai mobilizar cerca de 90 mil soldados para o seu maior exercício militar desde a Guerra Fria.

O que sabemos sobre a atividade

Todos os 31 países-membros da Otan, além da Suécia —que está em processo de adesão— participarão da atividade, chamada de "Steadfast Defender 2024". Com isso, os membros da aliança querem treinar principalmente a capacidade de alarmar e mobilizar tropas nacionais e internacionais, inclusive por meio do Atlântico.

A aliança vai mobilizar cerca de 90 mil soldados. Desse total, o Reino Unido enviará 20.000 soldados do Exército, da Marinha e da Força Aérea, enquanto a Alemanha deve contribuir com 12 mil militares.

Cerca de 50 navios de guerra, 80 aeronaves e 1,1 mil veículos de combate de todos os tipos participarão do exercício.

Manobras simularão ataque russo. O anúncio oficial não tem menção à Rússia, maior ameaça aos membros da Otan atualmente. Mas o comandante-geral da Otan na Europa, o general Christopher Cavoli, afirmou que as tropas simularão uma invasão russa a um dos países membros. Rob Bauer, presidente do Comitê Militar da Otan, também reforçou que a aliança se prepara para conflito com a Rússia.

Estamos nos preparando para um conflito com a Rússia e grupos terroristas. Se nos atacarem, precisamos estar prontos.
Rob Bauer, presidente do Comitê Militar da Otan

Exercício começa nesta semana e segue até maio. "Será uma demonstração clara de nossa unidade, de nossa força e de nossa determinação em protegermos uns aos outros", afirmou Cavoli.

A área de treinamento se estende da Noruega, passando por Letônia e Lituânia —os três fazem fronteira com a Rússia—, até países como a Polônia e a Romênia —esta última separada da Rússia pelo Mar Negro, palco de hostilidades recorrentes desde a invasão em larga escala da Ucrânia pelos russos em fevereiro de 2022.

Soldados do exército dos EUA em exercício militar da Otan em 2017
Soldados do exército dos EUA em exercício militar da Otan em 2017 Imagem: REUTERS/Ints Kalnins
Continua após a publicidade

Essa é a primeira vez desde o fim da Guerra Fria (1947-1991) que um contingente desta magnitude será mobilizado pela aliança. Até hoje, o maior exercício da Otan desde o fim da Guerra Fria foi realizado em 2018, envolvendo cerca de 51 mil soldados. O "Trident Juncture" teve foco na Noruega, que compartilha uma fronteira de 198 km de extensão no extremo norte do planeta com a Rússia.

Os últimos exercícios da Otan que foram maiores do que o exercício agora planejado aconteceram antes da dissolução da União Soviética em 1991. Na época, ainda existia a série de exercícios "Return of Forces to Germany" (Retorno das Forças para a Alemanha). Em 1988, por exemplo, cerca de 125 mil soldados participaram desse exercício.

*Com Deutsche Welle, Reuters e AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.