Conteúdo publicado há 3 meses

Sebastián Piñera é velado no Chile; cerimônia é aberta ao público

O funeral do ex-presidente chileno Sebastián Piñera, morto em um acidente de helicóptero, terá três dias de duração.

O que aconteceu

Três dias de luto e cerimônias fúnebres começaram na quarta-feira (7). O caixão chegou ao Palácio do Congresso Nacional, em Santiago, ontem. O velório é aberto à população até amanhã, explicou o ministro das Relações Exteriores, Alberto van Klaveren.

Caixão será levado até a Catedral Metropolitana para a celebração de uma missa e, na sequência, para o Palácio La Moneda. A cerimônia deve contar com a presença "dos líderes ou presidentes estrangeiros que desejam participar do funeral". Entre os já confirmados estão os ex-presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Paraguai, Mario Abdo.

Caixão foi recebido pelo presidente Gabriel Boric. Os restos mortais do ex-presidente chegaram à sede do Grupo 10 da Aeronáutica (FACh), em Santiago. O corpo foi levado de Valdivia para a capital em um voo da Força Aérea. "Hoje expressei pessoalmente minhas condolências à família e entes queridos do presidente Sebastián Piñera Echenique", escreveu Boric.

No mesmo voo estavam os quatro filhos de Piñera, alguns netos e a viúva, Cecilia Morel, casada com Piñera desde 1973. O cortejo seguiu para a sede do Congresso Nacional, local do velório do ex-presidente.

Sepultamento será em cerimônia reservada. O local do enterro não foi revelado.

Aeronave caiu por más condições climáticas

Local do acidente passava por chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco, na região de Los Ríos, logo nos primeiros minutos de voo, por volta de 15h no horário local.

Continua após a publicidade

Piñera mandou os passageiros do helicóptero que ele pilotava pularem antes da queda. O relato é da irmã dele, Magdalena Piñera, que estava a bordo da aeronave no momento do acidente.

Ex-presidente chileno morreu por afogamento. O Serviço Médico Legal do Chile na cidade de Valdivia, no sul do país, realizou uma autópsia durante a noite ontem em Piñera.

Com AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes