Com bolsonaristas, deputado dos EUA cita Moraes e fala em 'perseguição'
O deputado norte-americano Chris Smith, presidente do Comitê Global de Direitos Humanos na Câmara dos EUA, disse, nesta terça-feira (12), que o ministro Alexandre de Moraes "governa pela Lei". Ele se reuniu com parlamentares de oposição ao governo Lula (PT).
O que aconteceu
Em um pronunciamento em frente ao Capitólio, o republicano diz que o Brasil sofre com "violações de direitos humanos". "Cometidas por autoridades brasileiras em grande escala. [...] Essas violações incluem o abuso político de procedimentos legais para perseguir a oposição política".
Smith cita nominalmente Moraes. "O que eu vejo no Brasil hoje, principalmente em investigações do juiz Alexandre de Moraes, é chamado de 'governar pela Lei', o oposto do Estado de Direito".
O deputado também diz que irá propor uma legislação chamada "Lei da Democracia, Liberdade e dos Direitos Humanos no Brasil".
Comitiva brasileira é formada por parlamentares de oposição. Entre os bolsonaristas, Chris Smith está acompanhado dos deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF), Gustavo Gayer (GO), todos do PL. Também havia deputados de outras siglas, como Marcel van Hattem (Novo-RS), Messias Donato (Republicanos-ES) e Coronel Ulysses (União-AC).
Presos por atos golpistas. Em um momento, Eduardo Bolsonaro compara a prisão dos acusados pelo 8 de janeiro de 2023 com os campos de concentração na União Soviética.
O Supremo Tribunal Federal já condenou 131 envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro. As penas variam de três a 17 anos.
Deixe seu comentário