Voo a 850km/h e canhões: como é avião que caiu após pegar fogo na Rússia

O avião de carga que caiu na Rússia com 15 pessoas a bordo era um modelo Ilyushin Il-76. uma aeronave planejada em 1960 e equipada com canhões e quatro motores turbofan. O incidente teria sido causado após o avião realizar uma curva. Durante a manobra, um dos motores se incendiou, segundo o jornal The Moscow Times. Ninguém sobreviveu.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o piloto tentou chegar ao aeródromo. Porém, percebendo que não seria possível, decidiu desviar o avião para longe de áreas residenciais e acabou caindo sobre o cemitério.

Como é o avião?

Atinge 850km/h. O Ilyushin Il-76 é um avião de transporte estratégico considerado multiuso que foi planejado pela Força Aérea Soviética. Tem quatro motores turbofan e pode atingir uma velocidade de 850 km/h, segundo informações registradas na enciclopédia britânica.

Aguenta 40 toneladas. Com o fim da União Soviética, essas aeronaves são operadas por vários países, inclusive a China. É um avião frequentemente usado para entregar maquinário pesado em áreas muito remotas. Tem capacidade para transportar cerca de 40 toneladas.

Unidades foram construídas no Uzbequistão. Cerca de 860 foram fabricados entre o início dos anos 1970 e o final dos anos 1990. Nesta época, a produção foi interrompida, segundo o site especializado FlightRadar24.

Modernizações. Em 1995, foi desenvolvida uma alteração no modelo que garantia maior alcance de voo e performance do combustível, além de melhorias nos parâmetros de sustentabilidade. Mais tarde, o Ilyushin passou a contar com motores mais silenciosos, para se adequar aos requisitos europeus de ruídos.

Versão mais recente é de 2012. O modelo atual tem 46,6 metros de comprimento, 50,5 metros de envergadura, e a altura do solo é de 14,42 metros. Os dados são da empresa russa United Aircraft Corporation, criada por Putin em 2005 e que controla a Ilyushin.

Alguns modelos são equipados com canhões. A maioria dos modelos aeronave está equipada com dois canhões de cano duplo GSh-23, informa o site Military Today. A aeronave também tem espaço suficiente para abrigar e suspender bombas de queda livre e pode receber até 225 soldados com armas pessoais.

Hoje, com o fim da União Soviética, essas aeronaves são operadas por vários países, inclusive a China. É um avião frequentemente usado para entregar maquinário pesado em áreas muito remotas.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.