Conteúdo publicado há 2 meses

País de Gales será governado por homem negro pela 1ª vez

O País de Gales, uma das quatro nações que compõem o Reino Unido, escolheu hoje Vaughan Gething para assumir o comando do país, posição chamada de ministro principal. Gething será o primeiro líder negro do país, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

O que aconteceu

Vaughan Gething, atual ministro da Economia do País de Gales, disse que será uma "honra tornar-se o primeiro dirigente negro" da nação britânica. A posse como ministro principal deve ocorrer na quarta-feira (20).

Gething foi escolhido neste sábado como líder do Partido Trabalhista, que é quem governa o País de Gales. Por isso, vai assumir o posto de ministro principal. Sucederá Mark Drakeford, de 69 anos, que renunciou como líder do partido em dezembro.

O novo líder tem 50 anos e nasceu na Zâmbia. É filho de um homem galês branco e uma mulher negra.

Com a escolha de Gething, três dos quatro países que compõem o Reino Unido passam a ser liderados por pessoas não-brancas. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, é de ascendência indiana, enquanto o ministro principal escocês, Humza Yousaf, é filho de imigrantes do Paquistão.

"Hoje viramos uma página na história da nossa nação", disse Gething. "Ao assumir esta função, reconheço a enorme responsabilidade que tenho agora. Quer você tenha votado em mim ou não, prometo representá-lo, ouvi-lo e levaremos nosso partido juntos adiante", escreveu ele na rede social X.

*Com informações da AFP

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • O cargo de comando do País de Gales é o ministro principal, não primeiro-ministro. A informação foi corrigida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes