Conteúdo publicado há 29 dias

Biblioteca de Harvard retira pele humana encadernada em capa de livro

A biblioteca de Harvard anunciou que removeu, no mês de março, a pele humana da encadernação de um livro por preocupações éticas.

O que aconteceu

A cópia da obra "Des destinées de l'âme" estava em Harvard desde 1934. O livro é considerado raro e traz uma reflexão sobre a alma e a vida após a morte.

A pele foi colocada pelo primeiro dono do livro, um médico. Ludovic Bouland encadernou o livro com pele de uma paciente desconhecida que estava morta em um hospital psiquiátrico francês, sem consentimento, enquanto era estudante de medicina.

Segundo Harvard, a decisão de retirar ocorreu devido à 'natureza eticamente complexa das origens e da história do livro'. ''Os restos mortais devem ser tratados com dignidade'', escreveram em comunicado. Apesar disso, a administração disse continuar comprometida com a liberdade intelectual e acadêmica.

A pele está armazenada em local seguro. A biblioteca está consultando autoridades da Universidade e da França para determinar uma forma apropriada e respeitosa de depositar os restos mortais.

O livro também foi digitalizado e está disponível ao público. A versão física, sem a pele, não pode ser vista no momento, informou Harvard. Uma pesquisa também está sendo feita para descobrir quem era a paciente anônima.

Deixe seu comentário

Só para assinantes