Conteúdo publicado há 8 meses

Presidente do Irã diz que o país ensinou 'lição inesquecível' a Israel

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou neste domingo (14) que o país ensinou uma "lição inesquecível" a Israel após os ataques com drones e mísseis durante.

O que aconteceu

Raisi disse que a operação foi em "legítima defesa" do Irã. Em pronunciamento oficial, o presidente disse que o país "virou uma página e ensinou uma lição" ao "inimigo sionista". Segundo ele, os disparos contra Israel foram uma retaliação a um ataque de Israel ao consulado do Irã na Síria. O governo israelense nunca assumiu esse ataque, que matou militares iranianos.

O presidente também acusou Israel de ser o responsável por crise no Oriente Médio. "O Irã atribui a causa profunda da crise na região às políticas genocidas e violentas do regime sionista", afirmou Raisi.

"Aventura contra os interesses do Irã terá resposta firme", acrescentou o líder iraniano. "Se o regime sionista ou os seus apoiadores demonstrarem um comportamento imprudente, enfrentarão uma reação ainda mais dura", disse.

'Sucesso excedeu expectativas'

As Forças Armadas do Irã consideraram a operação contra Israel um "sucesso". "Nossas informações sobre todos os acertos ainda não estão completas, mas na parte dos acertos que temos relatórios precisos, documentados e relacionados ao campo mostram que esta operação foi realizada com um sucesso que superou as expectativas", disse o general Hossein Salami, comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, uma das divisões das Forças Armadas do país.

Irã lançou drones e mísseis contra Israel

A operação começou durante a madrugada deste domingo, no horário local. Ao menos 300 artefatos foram disparados. Após o início dos ataques, sirenes de emergência soaram em Israel e o "Domo de Ferro", como é conhecido o sistema de defesa israelense contra mísseis balísticos, entrou em ação.

Israel diz que bloqueou 99% dos mísseis disparados. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, disse que os sistemas defensivos do país continuam em "total funcionamento". O governo iraniano afirma, porém, que o "Domo de Ferro" falhou.

Continua após a publicidade

Menina de 7 anos foi atingida e está em estado grave. A garota foi atingida enquanto dormia, na cidade de Arad, a cerca de 85 quilômetros de Jerusalém. Segundo a imprensa local, ela foi atingida na cabeça, passou por cirurgia e está em acompanhamento na UTI.

Irã diz que operação já acabou

O governo iraniano citou o ataque como "caso encerrado". O chefe das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, disse que a partir de agora o Irã não tem "nenhuma intenção" de dar sequência à operação. Mas o Irã também alerta para que Israel não ataque de volta. Se isso acontecer, o país diz que fará novas ofensivas.

Ataque teve como alvos bases militares, diz o Irã. Segundo agências de notícias iranianas, os ataques tinham como objetivo atingir a base aérea de Nevatim e uma instalação militar no Monte Hermon, na fronteira do Líbano com a Síria.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.