Conteúdo publicado há 23 dias

Ex-mulher de Fernández citou agressão 1 mês antes de anunciar gravidez

A ex-primeira-dama Fabiola Yañez reclamou de chutes e golpes dados por Alberto Fernández, ex-marido e ex-presidente da Argentina, cerca de um mês antes de anunciar oficialmente a gravidez.

O que aconteceu

Detalhes foram revelados durante conversa com María Cantero, ex-secretária de Fernández. As mensagens foram encontradas pela Justiça no aparelho da ex-braço direito do político peronista, quando investigadores buscavam mais informações sobre o escândalo dos seguros.

Nas conversas, Fabiola Yañez narra surras que vinha recebendo do então companheiro. "Hoje, sabendo que eu poderia estar grávida, ele me deu um chute na barriga" ou "Ontem ele me deu um tapa e hoje também me agarrou pelo pescoço." (Veja a íntegra de uma das conversas abaixo)

As mensagens foram encaminhadas no dia 12 de agosto de 2021. Fabiola anunciou a gravidez do único filho do casal, Francisco, no dia 21 de setembro. Na ocasião, ela afirmou à imprensa que estava com dez semanas de gestação.

Fernández foi formalmente acusado pelo Ministério Público nesta quarta-feira (14). Na denúncia oferecida, o ex-mandatáriao é acusado de lesões graves e duplamente agravadas e ameaças coercitivas contra a ex-mulher. O promotor pediu ainda o depoimento do médico presidencial, Federico Saavedra, da ex-secretária María Cantero e de outras quatro testemunhas.

Documento inclui ainda a solicitação de vídeos. O promotor quer os registros dos últimos dois anos das câmeras de segurança da sede presidenciais. Ele também solicitou que os registros de vídeo dos últimos quatro anos fossem preservados, segundo o jornal La Nacion.

[Fabiola Yañez] sofreu uma relação caracterizada por assédio, assédio psicológico e agressões físicas num contexto de violência de gênero e doméstica. Trecho da denúncia oferecida pelo promotor

Na denúncia oferecida, o promotor González afirma que os episódios de assédio teriam iniciados em 2016 e que se agravaram durante o último ano do mandato do ex-presidente. Ele enumerou pelo menos nove episódios de violência cometidos contra a ex-primeira-dama.

O promotor cita, por exemplo, o episódio de julho de 2021, quando ambos estavam na suíte presidencial e iniciaram uma discussão. "[Fernández] deu um soco no olho, ao que Yañez exigiu: "O que você fez comigo!?" Fernández não lhe respondeu nada, ele se virou e com isso a discussão terminou."

Continua após a publicidade

Durante uma viagem a Foz do Iguaçu, no Brasil, enquanto jantava com Ayelén Mazzina, então Ministra da Mulher, Gênero e Diversidade da Nação, Fabiola mostrou as imagens dos golpes que sofreu, causados por Alberto Fernández. A ministra demonstrou surpresa e ofereceu apoio, mas, segundo a denúncia, não tomou nenhum tipo de medida.

Leia o diálogo entre a ex-primeira-dama e ex-secretária de Fernández

  • María Cantero: "Olá Faby. Quero que saiba que pode contar comigo para o que precisar. Falar, gritar ou rir pra caramba. O que você quiser. Não deixe que nenhum HDP [filho da put*, em espanhol] te desanime ou te deixe triste."
  • Fabiola Yañez: "Só quero um pouco de alegria Maria!!! Eu te amo. E obrigado sempre."
  • María Cantero: "Você sabe que está contando comigo [emoji de coração]."
  • Fabiola Yañez: Obrigada, María!!! Você NÃO sabe o quanto eu preciso disso agora. Eu digo 'obrigado' chorando. Eu não aguento mais isso.
  • María Cantero: Faby, nenhum desses personagens vale uma lágrima sua. Mensagem excluída. Você é forte, inteligente e bonito. E o apoio do homem mais importante. Eles sempre vão procurar algo para foder. Você tem um lugar muito importante onde pode fazer muitas coisas boas e elas não podem tirar nada de você.
  • Fabiola Yañez: E se aquele homem bater em você. Com muitas lágrimas eu te digo isso. Ele sabe que posso estar grávida e me bate mesmo assim.

Novos relatos vieram a seguir, segundo o La Nacion.

  • Fabiola Yañez: Não sei mais o que dizer ou em quem me agarrar. Hoje segurou o meu pescoço. E sabendo que posso estar grávida me deu um chute na barriga
  • María Cantero: Quando você quiser eu vou te ver e conversamos, tenho muitas coisas, Faby. Você está grávida?
  • Fabiola Yañez: Acho que sim.
  • María Cantero: É uma bênção, Fabíola. Ele sabe?
  • Fabiola Yañez: Porque fizemos tudo minuciosamente e in vitro. Ele sabe disso
  • María Cantero: Então? Ele sempre quis
  • Fabiola Yañez: Não acredito em como ele se comporta. Em dois dias ele me bateu três vezes

Segundo a publicação, a resposta da ex-secretária foi de surpresa.

Continua após a publicidade
  • María Cantero: "Não acredito no que você está me dizendo (...) Nunca o ouvi falar com alguém com o carinho que faz com você. Eu te digo a verdade. Com o carinho que fala de você."
  • Yañez responde: "Mas na prática não é a mesma coisa."

Deixe seu comentário

Só para assinantes