Conteúdo publicado há 3 meses

'Ele foi demitido por 81 milhões': frases de Kamala em debate contra Trump

O primeiro debate entre a candidata democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, que disputam as eleições presidenciais nos EUA, aconteceu nesta terça-feira (10). O evento foi realizado pela rede de TV ABC News.

O que aconteceu

Kamala disse que Trump foi "demitido" pelos eleitores americanos. A fala foi feita após a candidata ter sido questionada por apresentadores do debate sobre declaração feita pelo republicano, que ficou conhecido pela frase "você está demitido" quando apresentava o programa "O Aprendiz" na televisão americana. Após as eleições de 2020, o ex-presidente chegou a dizer que seria necessário processar e prender autoridades eleitorais.

Donald Trump foi demitido por 81 milhões de pessoas. Então, vamos deixar isso claro. E, claramente, ele está tendo muita dificuldade para processar isso. Mas não podemos nos dar ao luxo de ter um presidente dos Estados Unidos que tenta, como fez no passado, derrubar a vontade dos eleitores em uma eleição livre e justa.
Kamala Harris sobre Donald Trump

Democrata culpou o republicano pelas restrições ao aborto existentes hoje em alguns estados americanos. "Em nenhum lugar da América há uma mulher levando uma gravidez até o fim e pedindo um aborto. Isso não está acontecendo, é um insulto às mulheres da América", disse ela, ao rebater acusação de que o vice dela, o governador Tim Walz, apoia o aborto tardio.

Não é preciso abandonar a fé ou crenças profundamente arraigadas para concordar que o governo e Donald Trump certamente não deveriam dizer a uma mulher o que fazer com seu corpo.
Kamala Harris sobre a questão do aborto e direitos reprodutivos

Kamala defendeu o governo Biden, que precisou "limpar toda a bagunça de Trump", segundo ela. A vice-presidente também acusou o ex-presidente de deixar os EUA com "o pior desemprego desde a Grande Depressão" e "o pior ataque à nossa democracia desde a Guerra Civil".

Kamala atacou Trump e citou os ex-funcionários que se voltaram contra ele. "Se você realmente quer saber quem é o ex-presidente, se ele ainda não deixou claro, basta perguntar às pessoas que trabalharam com ele", afirmou a ex-senadora, relembrando os relatos feitos por pessoas que trabalharam com o magnata e o criticaram publicamente. Um desses funcionários foi chefe de gabinete, John Kelly, que declarou que Trump tem desprezo pela Constituição.

Quando ouvimos esse tipo de retórica, quando as questões que afetam o povo americano não estão sendo abordadas, acho que a escolha é clara nesta eleição.
Kamala Harris durante debate da ABC News

Democrata contestou a capacidade do republicano em liderar os EUA e afirmou que outros países estão rindo dele. "Eu viajei pelo mundo como vice-presidente dos Estados Unidos e os líderes mundiais estão rindo de Donald Trump. Eu conversei com líderes militares, alguns dos quais trabalharam com você, e eles dizem que você é uma vergonha!".

Continua após a publicidade

Moderadores também abordaram a guerra entre Rússia e Ucrânia. Ao responder, Kamala Harris provocou Trump, disse que ele adora homens fortes e não se importa com a democracia. Os americanos têm ajudado os ucranianos com dinheiro e a importação de armas.

A realidade é que tem sido sobre se posicionar como a América sempre deveria, como um líder que mantém regras e normas internacionais. Como um líder que mostra força, entendendo que as alianças que temos ao redor do mundo dependem da nossa capacidade de cuidar dos nossos amigos e não favorecer nossos inimigos porque você adora homens fortes, em vez de se importar com a democracia. E é muito disso que está em jogo aqui.
Kamala Harris

Próximo do fim do debate, a democrata rebateu o republicano, que tentou associar a imagem dela à do presidente Joe Biden. "Claramente, eu não sou Joe Biden e certamente não sou Donald Trump. E o que eu ofereço é uma nova geração de liderança para o nosso país."

O debate

Debate foi realizado na Pensilvânia. A escolha do local não é por acaso: a Pensilvânia é um estado roxo, ou seja, varia quem escolhe nas eleições, elegendo tanto republicanos quanto democratas, geralmente por margens acirradas. Por isso, os estados recebem o apelido de "roxos", pois representam a mistura entre os partidos vermelho (Republicanos) e azul (Democratas).

Alvos de disputa, microfones ficaram fechados enquanto outro candidato falava. Durante a organização do debate, Kamala Harris pediu que os microfones ficassem abertos a todo momento, mas a equipe de Donald Trump insistiu na regra para que o republicano participasse do encontro na ABC News. Historicamente, microfones sempre ficam abertos em debates entre candidatos americanos. O debate desta terça-feira foi uma exceção.

Continua após a publicidade

Porta-voz de campanha de Kamala avaliou que a regra protegia Trump. Em entrevista ao site Politico, Brian Fallon afirmou que "[A medida] servirá para proteger Donald Trump de trocas diretas com a vice-presidente. Suspeitamos que esta seja a principal razão para a insistência da sua campanha em microfones silenciados", opinou.

Pesquisas mostram disputa equilibrada

Nas pesquisas eleitorais publicadas na última semana, a vantagem de Kamala Harris em relação a Donald Trump teve leve queda. Em alguns casos, a democrata aparece com poucos pontos à frente do republicano. Em outros, os dois estão empatados tecnicamente.

Pesquisas analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. Nos Estados Unidos, presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.

Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes (delegados) para ser eleito. O número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada Estado. Dessa forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares não será necessariamente eleito.

Para este debate, as regras foram as seguintes:

Continua após a publicidade
  • Microfones dos candidatos desligados quando o oponente falasse;
  • Não houve público presente no estúdio;
  • Os candidatos não puderam levar papéis ou documentos escritos;
  • Nenhum integrante das duas equipes pode entrar para falar com os candidatos durante os intervalos comerciais;
  • Os candidatos não fizeram perguntas uns aos outros.

Donald Trump, segundo a ABC News, organizadora do debate, ganhou um cara ou coroa virtual para determinar a colocação no pódio e a ordem das declarações finais durante o debate. Trump escolheu oferecer a última declaração final, e Harris, a posição que aparecia na tela.

Debate começou às 21h00 locais (22h00 de Brasília) e com 90 minutos de duração. O evento foi moderado pelos apresentadores da ABC Linsey Davis e David Muir em um local sem a presença de público.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.