Conteúdo publicado há 22 dias

Lula, Macron, Meloni: autoridades se solidarizam após inundações na Espanha

Autoridades se manifestaram e prestaram solidariedade à Espanha após as fortes chuvas e inundações registradas no leste do país nesta terça-feira. Há dezenas de mortos e desaparecidos na região.

O que aconteceu

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou na rede social X. Ele demonstrou solidariedade ao povo da Espanha em nome de todos os brasileiros e pediu união. "Os efeitos da crise climática são devastadores e têm atingido o Brasil e outros países. Precisamos de mais unidade nas ações entre os países do mundo para frear seu avanço."

Emmanuel Macron, presidente da França, também usou o X para demonstrar apoio à Espanha e oferecer ajuda francesa às equipes de resgate. "Total solidariedade com os nossos amigos espanhois, que sofrem com as terríveis inundações. Todas as minhas condolências às famílias das vítimas e seus entes queridos."

O governo italiano também expressou solidariedade à Espanha. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, disse que seu pensamento está com as famílias das vítimas e que o país está perto da Espanha "neste momento terrível". O presidente Sergio Mattarella compartilhou a carta que enviou ao rei da Espanha, Filippo VI. "Acompanhei com profunda preocupação e grande dor as notícias", e transmitiu suas condolências ao rei e aos familiares das vítimas.

Em Portugal, o primeiro-ministro Luís Montenegro também demonstrou o pesar do governo português pelas vítimas na Espanha. Ele afirmou que o país "disponibiliza-se para toda a ajuda necessária." No site oficial da presidência portuguesa, há uma nota dizendo que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem para o rei da Espanha, exprimindo solidariedade e condolências "pelas dramáticas inundações na zona de Valência".

Continua após a publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que "o que estamos vendo na Espanha é devastador". Ela também afirmou que a União Europeia ofereceu ajuda ao governo espanhol.

Deixe seu comentário

Só para assinantes