Conteúdo publicado há 1 mês

Chuvas na Espanha: voos são desviados em Barcelona; mortos chegam a 217

Voos foram desviados e cancelados no Aeroporto de Barcelona por causa de fortes chuvas que atingem a região nesta segunda-feira (4), enquanto o número de mortos no temporal que causou enxurradas no país continua a subir.

O que aconteceu

Ao menos 17 voos tiveram rota desviada. Segundo a Aena, administradora do Aeroporto Josep Tarrafellas, todos os passageiros que viajarão nesta segunda devem consultar as companhias aéreas antes de sair de casa. Segundo o El País, o número somado de voos atrasados, desviados e cancelados nesta manhã chega a 50.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram partes do aeroporto alagadas. Um pedaço do forro do teto do aeroporto catalão cedeu e pessoas que chegavam ao local nesta manhã ficaram com água na altura das canelas. Imagens divulgadas pelo canal diariARA mostram que parte da pista ficou com poças de água acumulada.

Alerta de risco está em vigor. Mais de 150 milímetros de chuva caíram em quatro horas somente na área do aeroporto e a previsão é de um acumulado de 180 milímetros nas próximas 24 horas, segundo a Agência Espanhola de Meteorologia.

Recorde da região é de 187 milímetros em um dia. Segundo o El País, a marca foi batida em setembro de 1953.

Partida de trens até a cidade foi suspensa. Segundo o Ministério de Transportes e Mobilidade do país, somente os veículos que já estavam em circulação nesta manhã têm autorização para seguir viagem até o destino final.

Número de mortos pelas chuvas aumenta

O balanço de mortos pelas chuvas na região de Valência subiu para 217 no domingo (3). Ao menos 60 mortes aconteceram em Paiporta, cidade onde o rei da Espanha foi hostilizado durante visita no domingo (3).

Continua após a publicidade

Polícia investiga "ato de violência" contra o rei. Ninguém foi detido até o momento, mas há suspeitas de que o arremesso de objetos contra a comitiva real e a depredação de um carro tenham partido por um grupo de extrema-direita. A informação foi dada pelo chefe da Comunidade Valenciana ao jornal El País.

Busca por desaparecidos segue e vídeo da Guarda Civil mostra trabalho de cão farejador ao encontrar cadáver. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver gravações feitas por drones mostrando a movimentação de equipes de busca no Barranco de Pelos, na cidade de Chiva.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.