Apuração das Eleições dos EUA na Geórgia: como está a votação agora
Nos Estados Unidos, Geórgia é um dos "swing states" - conhecidos no Brasil como "estados-pêndulos" ou "estados roxos" - e tem um papel decisivo nas eleições presidenciais, sendo fundamental para o resultado final. Espera-se que a votação se encerre no estado às 21h (de Brasília), com os primeiros resultados sendo divulgados ao longo desta madrugada. Confira abaixo como está a votação no estado em tempo real:
Na Geórgia, cerca de um terço da população é afro-americana, conforme dados do Pew Research Center. Esse grupo foi uma das bases de apoio que ajudaram Biden a vencer no estado em 2020.
Expectativas
Pesquisas indicam uma insatisfação entre eleitores negros com o atual presidente, de acordo com a BBC. Agora, os democratas apostam que a substituição de Biden por Kamala Harris como candidata possa reconquistar esse apoio e garantir os 16 votos do estado.
Donald Trump enfrenta um processo criminal por suposta interferência eleitoral na Geórgia. O ex-presidente, junto com outras 18 pessoas, é acusado de conspirar para reverter sua derrota para Biden no estado.
Ele nega as acusações e atribui a perda ao governador da Geórgia, Brian Kemp, também republicano, a quem criticou publicamente.
Os comentários de Trump sobre Kemp - chamando-o de "desleal" e um "governador mediano" - podem afetar sua popularidade entre os eleitores, que em grande parte apoiam o governador.
Histórico
Historicamente, os democratas não venciam na Geórgia desde 1996, mas em 2020 quebraram essa sequência com uma estreita vantagem de 0,2%.
Até a década de 1960, a Geórgia era fortemente democrata.
A partir de 1996, porém, o estado se tornou um bastião republicano, permanecendo assim até a vitória de Biden em 2020, por 49,5% contra 49,3% de Trump.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.