Robô submarino vai mapear montanhas de gelo debaixo do mar da Antártica
Cientistas fazem uma expedição à Antártica para mapear, pela primeira vez, vales e montanhas que ficam debaixo dos blocos de gelo no mar da região. Feita em 3D, a topografia invertida vai fornecer medidas precisas da espessura e do volume do gelo.
Guy Williams, líder do projeto que abrange cientistas de oito países, afirma que a intenção é entender melhor o impacto da mudança climática no continente gelado, que possui 90% da água doce do mundo em estado sólido.
A varredura será feita por um robô submarino, que foi deixado no mar antártico com a ajuda do Aurora Australis, um navio quebra-gelo da Divisão Antártica Australiana. Ele nada a 20 metros de distância das calotas e tem uma velocidade de 30 centímetros por segundo. Os dados colhidos são armazenados em um computador de bordo e, ao fim de cada estudo, convertidos no mapa tridimensional.
Para a missão de dois meses, os pesquisadores tiveram apenas de mudar a posição dos instrumentos de navegação e científicos e montá-los em cima do robô, já que ele é normalmente usado pelos Estados Unidos para mapear o fundo do mar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.