Topo

ONU afirma que o turismo pode ajudar no corte de emissões de CO2

Da Rádio ONU, em Nova York

04/12/2012 13h16

O setor de turismo pode ser muito útil na luta pelos cortes de emissões de dióxido de carbono na atmosfera, afirma a OMT (Organização Mundial do Turismo).  Vários especialistas da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) apresentaram uma estratégia para ajudar no combate ao aquecimento global durante a COP 18, conferência sobre o clima que ocorre em Doha, no Catar, até o próximo dia 7.

A iniciativa que conta com membros da OMT e da Universidade de Oxford, do Reino Unido, debate temas como o tipo de combustíveis de avião, sistemas de reciclagem de água em cruzeiros e melhorias no isolamento de construção de hotéis.

Durante a cúpula de Doha, a agência disse que o setor tem grande potencial na solução dos problemas do aquecimento global. Para a OMT, os empregos verdes e as novas medidas de comércio no turismo podem levar a uma produção cada vez mais ecológica.

Um dos participantes da COP 18, o embaixador de Cabo Verde, António Lima, falou que o momento de agir é agora. "Nós, as ilhas, os mais vulneráveis, queremos que todos façam o máximo. É por isso que nós, as ilhas, reclamamos que os gases de efeito estufa possam ser compatíveis com o limite de 1,5 graus Celsius."