Topo

Furto causa vazamento de 8.000 litros de diesel em rios de SP e RJ

Do Valor Online

07/05/2013 11h54

Um vazamento de cerca de 8.000 litros de óleo diesel em São José do Barreiro, em São Paulo, em direção ao Rio Sesmarias, em Resende, no Rio de Janeiro, já atingiu o Rio Paraíba do Sul. O vazamento foi causado por uma tentativa de furto de combustível de uma das unidades da Transpetro, segundo a Agência Amar (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende)  - na tentativa do roubo, a válvula foi danificada. 

Ainda segundo a Agência, o óleo foi derramado nas águas do Estado de São Paulo na noite de domingo (5), entre 19h e 22h, e a mancha atingiu o afluente no Rio de Janeiro por volta das 13h de segunda-feira (6). 

Miguel Arcanjo, superintendente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na região do Médio Paraíba, frisou que o vazamento está sob controle, que parte do óleo foi contida e a perspectiva é de que o restante se disperse. 

Segundo a Transpetro, a empresa conseguiu recolher imediatamente cerca de 5.000 litros e os 3.000 litros restantes estão sendo limpos nas barreiras de contenção. Os órgãos ambientais estão acompanhando os trabalhos de contenção e de recolhimento do combustível. 

Em virtude da proximidade da mancha de óleo das estações de tratamento de água ao longo do Paraíba do Sul, o Inea informou que os órgãos responsáveis pelo abastecimento estão sendo recomendados a suspender temporariamente a captação de água para evitar danos aos equipamentos. O Inea esclarece que não há recomendação para interrupção do abastecimento de água para a população.