Furto causa vazamento de 8.000 litros de diesel em rios de SP e RJ
Um vazamento de cerca de 8.000 litros de óleo diesel em São José do Barreiro, em São Paulo, em direção ao Rio Sesmarias, em Resende, no Rio de Janeiro, já atingiu o Rio Paraíba do Sul. O vazamento foi causado por uma tentativa de furto de combustível de uma das unidades da Transpetro, segundo a Agência Amar (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende) - na tentativa do roubo, a válvula foi danificada.
Ainda segundo a Agência, o óleo foi derramado nas águas do Estado de São Paulo na noite de domingo (5), entre 19h e 22h, e a mancha atingiu o afluente no Rio de Janeiro por volta das 13h de segunda-feira (6).
Miguel Arcanjo, superintendente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na região do Médio Paraíba, frisou que o vazamento está sob controle, que parte do óleo foi contida e a perspectiva é de que o restante se disperse.
Segundo a Transpetro, a empresa conseguiu recolher imediatamente cerca de 5.000 litros e os 3.000 litros restantes estão sendo limpos nas barreiras de contenção. Os órgãos ambientais estão acompanhando os trabalhos de contenção e de recolhimento do combustível.
Em virtude da proximidade da mancha de óleo das estações de tratamento de água ao longo do Paraíba do Sul, o Inea informou que os órgãos responsáveis pelo abastecimento estão sendo recomendados a suspender temporariamente a captação de água para evitar danos aos equipamentos. O Inea esclarece que não há recomendação para interrupção do abastecimento de água para a população.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.