Topo

Frio bate recorde em Santa Catarina e 12 cidades ficam abaixo de 0ºC

A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou temperatura abaixo de 0°C nesta terça-feira (3) - Dionata Costa/Agência de Notícias São Joaquim Online
A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou temperatura abaixo de 0°C nesta terça-feira (3) Imagem: Dionata Costa/Agência de Notícias São Joaquim Online

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

03/06/2014 09h25Atualizada em 04/06/2014 08h21

O amanhecer desta terça-feira (3) foi o mais frio do ano em Santa Catarina. Uma massa de ar polar que chegou ao Estado no final de semana se manteve estacionada na região e derrubou as temperaturas.

O recorde negativo foi de -5,8ºC em Urupema, na serra catarinense. A sensação térmica foi de -9ºC.

Outras 12 cidades estiveram abaixo de zero em algum momento da madrugada.

Os dados são do sistema Epagri/Ciram, o serviço meteorológico do Estado.

Neste período antes do inverno, o tempo é seco e frio durante as noites e ensolarado durante o dia, com temperaturas subindo gradualmente até os 20ºC.

Em Caçador, no meio oeste, fez -2ºC.

A onda de frio se espalhou também pelo Planalto Norte. Fez frio até no litoral, com a capital Florianópolis amanhecendo com 11ºC. 

Ao todo, 113 cidades registraram temperatura abaixo dos 10ºC às 6h e cerca de 44 cidades registraram recordes de menor temperatura mínima do ano.

A cidade de São Paulo também teve hoje a madrugada mais fria do ano, com 9,8°C, registrada no mirante de Santana, zona norte da capital. O recorde anterior havia sido de 11,5ºC, no dia 27 de maio.