China aceita acordo de Paris para combater mudança climática

Em Pequim

  • Charlie Riedel/AP

    Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC

    Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC

O Parlamento da China, aceitou neste sábado (3) o acordo alcançado na cúpula do clima de Paris (COP21) do ano passado, em um importante passo para o pacto entrar em vigor.

Os legisladores votaram em favor de adotar "a proposta de revisão e ratificar o Acordo de Paris" no final da sessão bimestral da Assembleia Nacional Popular, informou a agência oficial "Xinhua".

O Acordo de Paris é o primeiro pacto universal para combater a mudança climática e não entrará em vigor até que tenha sido ratificado por pelo menos 55 países, totalizando 55% das emissões de poluentes globais.

Acordo climático precisa de recursos e vontade política

  •  

A ratificação do acordo por parte do parlamento chinês foi fundamental para conseguir esse objetivo, pois China e Estados Unidos são os dois países mais poluentes do mundo, respondendo por cerca de 38% das emissões globais.

Washington e Pequim destacaram a necessidade de implementar o mais rápido possível o pacto do clima de Paris e apontam que, durante a visita do presidente americano, Barack Obama, à China - que começa hoje -, os dois países poderiam anunciar conjuntamente a ratificação do acordo.

China e Estados Unidos realizaram importantes acordos nos últimos três anos para combater a mudança climática e fizeram desta luta uma pedra fundamental de sua relação.

Destinado a substituir o Protocolo de Kioto em 2020, o Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento da temperatura média mundial abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Com chuvas torrenciais e secas severas, 2015 foi ano de extremos climáticos

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos