Cachalote encontrado morto tinha 29 quilos de plástico no estômago
Um cachalote de quase dez metros e 6,5 toneladas foi encontrado morto em uma praia na cidade de Cartagena, na Espanha, com 29 quilos de plástico no estômago. De acordo com os pesquisadores responsáveis pela autópsia, o lixo ingerido acabou matando o animal, que corre risco de extinção.
O cetáceo foi encontrado perto do Farol do Cablo de Palos no dia 27 de fevereiro. Tratava-se de um macho jovem. “Durante o exame interno, foram detectados no estômago e intestino 29 quilos de lixo”, informou o Centro de Recuperação da Fauna Silvestre El Valle.
Leia também:
Os pesquisadores encontraram sacos de lixo, cordas, pedaços de redes e até um tambor. Impossibilitado de expulsar o material, o sistema digestivo do bicho acabou comprometido, ocasionando morte do cetáceo, o maior animal com dentes existente hoje na natureza.
A secretária do Meio Ambiente de Múcia, Consuelo Rosauro, disse que "a presença de plásticos nos mares e oceanos é uma grande ameaça para a conservação da vida selvagem em todo o mundo, uma vez que muitos animais ingerem grandes quantidades e acabam morrendo”.
Consuelo anunciou ações de limpeza nos mares mas pede “acima de tudo, a consciência dos cidadãos". Na região, vivem espécies como golfinho riscado, golfinho cinza, e espécies de baleia.
Cachalote é baleia?
Depois da obra literária “Moby Dick”, do norte-americano Herman Melville, muitos consideram o cachalote o arquétipo perfeito de baleia, embora ele seja um golfinho, assim como a orca. O cachalote pertence à subordem dos odontocetos: animais com dentes e só um orifício para respirar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.