Topo

Tubarões aparecem em praia de Maceió, e banho à noite é desaconselhado

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/01/2019 13h08Atualizada em 03/01/2019 19h22

O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) vai monitorar um trecho de praia urbana de Maceió em que banhistas viram e filmaram ao menos dois tubarões, na noite dessa quarta-feira (2), na orla de Jatiúca, uma das mais movimentadas da capital alagoana. 

Os animais foram vistos nadando na parte rasa da praia e chamaram a atenção de quem passava pelo local. A orla do bairro tem intensa movimentação de turistas por conta dos hotéis lotados em janeiro. A orientação é evitar o banho à noite no local pelo menos até que se tenha mais informações.

Segundo o professor de engenharia de pesca da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e coordenador do projeto "Tubarões e Arraias de Alagoas", Cláudio Sampaio, as imagens não deixam dúvidas de que se tratavam de tubarões. "Eram espécies de médio a grande porte, entre 1,5 e 2 metros", conta.

Sampaio explica que o aparecimento de espécies é algo raro na orla da capital alagoana e, por ora, é impossível saber a espécie dos tubarões. "Pelas imagens não dá para saber a espécie. Sabemos que aquela região tem intensa atividade pesqueira. Regularmente por ali passam redes de arrasto, o que demonstra ainda que há alimentos para os tubarões. À noite, os tubarões ficam mais ativos, buscam alimentos. Como estava próximo à praia, possivelmente as luzes artificiais tenham atraído peixes ao local, o que favoreceu a predação", explica.

Para o professor, não há motivo para alarme da população e de turistas na capital alagoana, mas a recomendação é que se evite o banho durante as noites naquela região. "Enquanto não se identifica a espécie, não se tem mais informações, deve ser evitado o banho à noite, assim como atividades como mergulho, surfe, caiaque. Como eles estão em busca de alimentos, pode haver algum acidente", diz.

O professor ainda deixa claro que não há similaridade do caso com os ataques de tubarão na costa de Pernambuco, já que no Estado vizinho houve a construção do Porto de Suape, em Ipojuca (na Grande Recife), que mudou a natureza da região e mudou o ecossistema.

"É importante ressaltar que os tubarões estão no ambiente natural. Qual a surpresa aqui? É ver eles estão próximos. Mas temos uma margem segura que a chance de aparição desses peixes durante o dia é remota. Essa aproximação ocorre à noite", diz, citando que o episódio deve ser servir de reflexão ambiental. 

"Não é motivo de alarde, mas motivo de reflexão de como estamos utilizando nossas praias, que estão virando depósitos de lixo, de esgoto, de trânsito de veículos. Nós temos o projeto 'Tubarões e Arraias de Alagoas' que o principal objetivo é desmistificar a péssima fama que os tubarões têm, que merecem nossa atenção. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção."

O diretor técnico do IMA, Ricardo César Barros, afirmou ao UOL que o órgão já está com equipes de gerenciamento costeiro no local nesta quinta-feira (3). "Ali tem uma região de pesca e arrastões, onde se vende o peixe pescado na hora, no local. Até hoje nunca houve captura de tubarão ali. Acredito que seja uma presença esporádica, não tem motivo para pânico", diz.

"Por medida de segurança, ontem à noite apenas impedimos que as pessoas entrassem no mar. Já estamos com técnicos no local e está tudo normal. Vamos monitorar a noite também", completa.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, o projeto se chama "Tubarões e Arraias de Alagoas”. O erro de digitação foi corrigido.