Tubarão mais veloz do mundo aparece morto em SC; corpo desaparece
Um tubarão raro da espécie Isurus oxytinchus, conhecido como anequim e considerado entre os mais rápidos do mundo, foi encontrado morto na manhã de hoje em Itapema, litoral de Santa Catarina. O corpo do animal desapareceu antes de o Corpo de Bombeiros ou de a equipe do Museu Oceanógrafo da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) chegarem ao local.
O tenente do Corpo de Bombeiros Luann Leon Chrun disse que ao chegar à praia soube que o animal havia sido levado por banhistas.
Na segunda à noite, ainda segundo o tenente, o animal estava encalhado e foi socorrido pelos bombeiros. De acordo com Chrun, a operação foi rápida, e o tubarão de dois metros de comprimento parecia cansado.
O professor Jules Soto, curador do Museu Oceanógrafo, lamentou o sumiço do animal. "É raro ver um anequim na costa, quando acontece é sempre um animal jovem", disse.
Sem o corpo, é difícil saber a causa da morte. Soto cogita algumas hipóteses, como infestação de parasitas, ferimentos internos ocasionados pela pesca predatória ou disputa com golfinhos, que não se relacionam bem como essa espécie.
O professor também comentou que o anequim chega a atingir velocidade de até 60 km/h, é o tubarão mais feroz dos mares, mas que os banhistas não correm risco. Os adultos, que têm perfil de caça, não se aproximam da praia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.