Caetano Veloso e mais: artistas se manifestam sobre queimadas na Amazônia
Colaboração para o UOL
21/08/2019 17h15
Depois de Demi Lovato e Anitta, mais celebridades colocaram a boca no trombone para chamar atenção à situação da Amazônia. A floresta está há dias em chamas e a mídia só começou a falar sobre isso quando o assunto ganhou uma grande proporção nas redes sociais.
Grande parte dos artistas demonstrou preocupação com o meio ambiente hoje. Caetano Veloso, Elza Soares, Daniel Alves, Taís Araújo, Luisa Sonza, Luan Santana, Leandra Leal, e outros compartilharam imagens de "Rezem pela Amazônia".
O cantor de MPB publicou uma série de fotos, de páginas que estão falando sobre o ocorrido há semanas, e uma música onde canta sobre a defesa da floresta.
Uma publicação compartilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) em
"(...)Nem sei mais se podemos falar em 'futuro', uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa... E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo", refletiu a atriz.
Uma publicação compartilhada por Leandra Leal (@leandraleal) em
A global publicou uma forte crítica ao atual governo, que ainda não tomou medidas para a situação da Amazônia. "Não tem mais como compactuar com isso. Não tem mais como sermos governados por quem segue nessa onda de negacionismo. Não tem mais como contestar a estatística, a ciência, os dados. Não tem mais como aceitar esse ministro do Meio Ambiente. Se ele continua recusando os fatos, é porque há outros interesses, que não são a preservação do nosso bioma", escreveu.
Uma publicação compartilhada por Camila Pitanga (@caiapitanga) em
"O que mais falta? Nossas matas pedem socorro, nossos rios pedem socorro, nossos animais pedem socorro. Tenho recebido com desespero as mais recentes notícias sobre as queimadas no norte e centro-oeste do Brasil. O ar fica irrespirável, o dia vira noite e o rastro de destruição atinge cada um de nós, mesmo a quilômetros e quilômetros de distância. Porque também somos nós que estamos queimando ali. É nossa história, nossa riqueza, nossa gente. Não podemos deixar o país virar cinzas, lama e devastação. Não deveria existir dois lados quando estamos falando de preservação ambiental, apenas o lado da vida de todo planeta", publicou Camila Pitanga seguindo a mesma linha das amigas.
Luisa Sonza, Daniel Alves e Luan Santana também se preocuparam em expressar sua opinião e alertar quem ainda não sabe o que está acontecendo. Artista internacionais como Ariana Grande, Cara Delevingne Jaden Smith, Lauren Jauregui Billie Eilish também demonstraram seu apoio ao compartilharam fotos com a mensagem "Rezem pela Amazônia".
O filho do Will Smith escreveu um alerta, que foi compartilhado por seus amigos como Billie Eilish: "A floresta da Amazônia está pegando fogo. Isso é terrível. É um dos maiores filtros de carbono do mundo. Espalhem".
Uma publicação compartilhada por Jaden (@c.syresmith) em
Jauregui demonstrou quanto se importa com a floresta. "Embora eu admita que a oração me ajuda a respirar na maioria dos dias, ela não pode fazer o mesmo trabalho que a Amazônia no Brasil faz pela população humana (isso sem falar em todas as outras formas de vida nesse planeta que precisam de oxigênio para sobreviver)", disse ela em um um dos trechos de um textão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.