Topo

Presidente em exercício, Alcolumbre anuncia MP para apoiar estado do NE

Presidente em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP) anuncia MP para apoiar estado do NE - Pedro Ladeira/Folhapress
Presidente em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP) anuncia MP para apoiar estado do NE Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, na Barra de São Miguel (AL)

24/10/2019 12h39Atualizada em 24/10/2019 21h45

O presidente da República em exercício, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou hoje após visitar a praia da Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas, que vai assinar um decreto estendendo por mais dois meses o seguro defesa a 60 mil pescadores. Além disso, ele prometeu uma MP (Medida Provisória) para liberar de imediatamente recursos para prefeituras e governos estaduais afetados.

"Vou me reunir hoje à noite ainda para definir essa medida urgente para que não faltem recursos. Essa liberação por MP já foi feita em outras ocasiões", disse.

Alcolumbre não quis polemizar quando perguntado sobre se o governo federal demorou a agir.

"Essa é uma hora de unir esforços e pacificar o país. O ministro Ricardo Salles veio aqui oito vezes, além de outros ministros e órgãos. Precisamos parar de dividir o país, no momento de um desastre dessa natureza inédita está ocorrendo O trabalho que a gente pode fazer é apoiar as ações e ajudar os prefeito é os estados a terem mais recursos e resolver esse problema, contratando pessoal para a limpeza das praias", afirmou Alcolumbre, que acrescentou:

"A MP vai fazer mitigar esses danos de forma mais célere e eficiente."

Sobre o decreto aos pescadores, o presidente em exercício disse que vai assinar a medida em Sergipe, para outra visita.

Alcolumbre assumiu a presidência ontem por conta das viagens internacionais do presidente Jair Bolsonaro; do vice Hamilton Mourão; e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Desde o início da crise ambiental, no final de agosto, é a primeira vez que alguém na presidência visita o Nordeste, já que Jair Bolsonaro não veio à região. Até então, apenas ministros foram enviados para ver in loco e tratar com autoridades locais sobre os problemas causados pelas manchas.

Segundo relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos), até a terça-feira (22) havia 233 praias em 88 municípios atingidas por manchas de óleo.

Esta semana, 5.000 homens do Exército começaram a atuar na limpeza das praias da região.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o primeiro parágrafo, Barra de São Miguel fica no litoral sul de Alagoas, e não no litoral norte. A informação foi corrigida.