PUBLICIDADE
Topo

Bolsonaro diz que Brasil é quem 'mais preserva o meio ambiente do mundo'

O presidente Jair Bolsonaro em Brasília - Reuters
O presidente Jair Bolsonaro em Brasília Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 13h45

Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu hoje, em post no Facebook, que o Brasil é o "país que mais preserva o meio ambiente do mundo" e afirmou que os ataques de opositores, que criticam os desmatamentos e queimadas, principalmente na Amazônia, são injustos. Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

"Somos o País que mais preserva o meio ambiente do mundo", foi postado nas redes sociais do presidente.

"Injustamente o [país] mais atacado", acrescentou.

O post traz um gráfico em que Bolsonaro mostra seu ponto.

Na imagem, citando dados da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, leem-se dados que afirmam que o país tem 30,2% de uso de terra para agropecuária e 66,3% de áreas destinadas a vegetação protegida e preservada.

Mourão admite aumento do desmatamento

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, admitiu ontem em entrevista para jornalistas que o desmatamento e as queimadas no Brasil seguem aumentando.

Mourão, que é responsável Responsável pelo Conselho Nacional da Amazônia, salientou que o "negacionismo não leva a nada" e destacou a apreensão de 7 mil metros cúbicos de madeira na Amazônia durante a segunda fase da Operação Verde Brasil.

"Foram em torno de 50 caminhões apreendidos, embarcações e muitas motosserras, que posteriormente vão ser leiloadas ou doadas às prefeituras para serem utilizadas da melhor forma", disse o vice-presidente, apontando também que já foram aplicados mais de R$ 18 milhões em multas.

Na manhã de hoje, o Ministério Público Federal, por meio da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR/MPF), divulgou uma nota em seu site oficial na qual demonstra preocupação com política ambiental brasileira.

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a nota diz que "os danos visíveis e em franca expansão não constituem obra do acaso" e "são o resultado lógico de ações desconstrutivas e omissões metodicamente perpetradas por aqueles que deveriam tutelar o meio ambiente de acordo com as normas que regem o país".

Meio Ambiente