Imazon: Desmatamento na Amazônia em maio foi do tamanho da cidade do Rio
O desmatamento na Amazônia foi o maior em 10 anos pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que faz o monitoramento da região por satélite.
Segundo o Imazon, foram desmatados 1.125 quilômetros quadrados de floresta no mês de maio, o que implica no maior registro para o mês nos últimos dez anos, um aumento de 70% em relação a maio de 2020, quando foi registrado desmatamento de 660 quilômetros quadrados no mesmo período.
Em termos comparativos, a área corresponde a quase toda a cidade do Rio de Janeiro. Os meses de março e abril também já haviam registrado os piores índices desde 2012.
Para Antonio Fonseca, pesquisador do Imazon, os dados são preocupantes. "Esse aumento expressivo em maio é muito preocupante porque estamos entrando na estação seca, que na maior parte da Amazônia Legal ocorre entre junho e setembro, quando historicamente são registrados os picos de desmatamento do ano", declarou Fonseca, em nota divulgada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.