Foto de criança em casa afetada por aumento do nível do mar vence concurso
A erosão de uma casa causada pelo aumento do nível do mar em uma praia de Togo, país na África Ocidental, venceu o concurso de Fotografia Ambiental de 2021. A imagem, que mostra uma criança deitada na casa, foi captada pelo fotógrafo espanhol Antonio Aragón Renuncio, que pretendia registrar os problemas enfrentados na região pelas mudanças climáticas.
O anúncio do vencedor da 14ª edição foi divulgado hoje, na COP26 Climate Summit em Glasgow, no Reino Unido. Foram mais de 7 mil inscrições, de 119 países.
"Estou muito feliz. É uma grande honra ganhar um prêmio tão importante. Principalmente o que está relacionado ao meio ambiente, que é um tema que venho trabalhando há vários anos e com o qual estou muito preocupado", disse Aragón à CNN.
Para ele, a cena do aumento do nível do mar era algo que o intrigava em Lomé, capital do Togo.
Era estranho que cada vez que passava pela capital do Togo, Lomé, na zona da praia e em direção ao aeroporto, percebia todos os anos que a estrada ficava mais perto da água. Percebi que era um problema sério ... E acho que é uma história que poucas pessoas conhecem e muito poucas pessoas já contaram.
Entre os vencedores, também está o indiano Amaan Ali, que levou para casa o prêmio de Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano por seu registro de um menino lutando contra incêndios florestais nas margens do rio Yamuna, perto de sua casa.
O italiano Michele Lapini, que capturou uma casa submersa pelas enchentes no Vale do Pó, na Itália, e o fotógrafo de Bangladesh Ashraful Islam, que destacou os efeitos da seca extrema em ovelhas desesperadas por comida, também integram a lista de vencedores do concurso.
As imagens estão sendo exibidas ao lado de uma seleção de outras fotos em uma exposição da COP26. A cúpula do clima começou em 31 de outubro e termina na sexta-feira (12).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.