Topo

Esse conteúdo é antigo

Foto de criança em casa afetada por aumento do nível do mar vence concurso

Uma criança dorme no chão da casa prestes a desabar, destruída pela erosão costeira na praia de Afidegnigba. O nível do mar na costa do Togo e em outros países da África Ocidental continua a subir - Antonio Aragon Renuncio/Environmental Photographer of the Year 2021
Uma criança dorme no chão da casa prestes a desabar, destruída pela erosão costeira na praia de Afidegnigba. O nível do mar na costa do Togo e em outros países da África Ocidental continua a subir Imagem: Antonio Aragon Renuncio/Environmental Photographer of the Year 2021

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 11h23Atualizada em 10/11/2021 09h23

A erosão de uma casa causada pelo aumento do nível do mar em uma praia de Togo, país na África Ocidental, venceu o concurso de Fotografia Ambiental de 2021. A imagem, que mostra uma criança deitada na casa, foi captada pelo fotógrafo espanhol Antonio Aragón Renuncio, que pretendia registrar os problemas enfrentados na região pelas mudanças climáticas.

O anúncio do vencedor da 14ª edição foi divulgado hoje, na COP26 Climate Summit em Glasgow, no Reino Unido. Foram mais de 7 mil inscrições, de 119 países.

"Estou muito feliz. É uma grande honra ganhar um prêmio tão importante. Principalmente o que está relacionado ao meio ambiente, que é um tema que venho trabalhando há vários anos e com o qual estou muito preocupado", disse Aragón à CNN.

Para ele, a cena do aumento do nível do mar era algo que o intrigava em Lomé, capital do Togo.

Era estranho que cada vez que passava pela capital do Togo, Lomé, na zona da praia e em direção ao aeroporto, percebia todos os anos que a estrada ficava mais perto da água. Percebi que era um problema sério ... E acho que é uma história que poucas pessoas conhecem e muito poucas pessoas já contaram.

Entre os vencedores, também está o indiano Amaan Ali, que levou para casa o prêmio de Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano por seu registro de um menino lutando contra incêndios florestais nas margens do rio Yamuna, perto de sua casa.

foto - Amaan Ali/Environmental Photographer of the Year 2021 - Amaan Ali/Environmental Photographer of the Year 2021
Fotógrafo registrou jovem tentando apagar incêndios ambientais na Índia
Imagem: Amaan Ali/Environmental Photographer of the Year 2021

O italiano Michele Lapini, que capturou uma casa submersa pelas enchentes no Vale do Pó, na Itália, e o fotógrafo de Bangladesh Ashraful Islam, que destacou os efeitos da seca extrema em ovelhas desesperadas por comida, também integram a lista de vencedores do concurso.

As imagens estão sendo exibidas ao lado de uma seleção de outras fotos em uma exposição da COP26. A cúpula do clima começou em 31 de outubro e termina na sexta-feira (12).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Michele Lapini foi citado como uma fotógrafa, mas se trata de um homem. O conteúdo foi corrigido.