Topo

Secretário-geral da ONU mostra decepção com acordo final da COP26

13/11/2021 22h35

Glasgow (Reino Unido), 13 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, não escondeu neste sábado a decepção pelo texto final da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), por considerar que as metas não foram alcançadas durante a reunião de cúpula.

"Não conseguimos atingir os objetivos desta cúpula", disse o português, que admitiu terem sido dados "importantes passos", mas que acabaram não sendo maiores devido a falta de vontade política.

O secretário-geral da ONU se manifestou, por meio de vídeo gravado, pouco depois do anúncio da aprovação do Pacto Climático de Glasgow, no Reino Unido, onde acontece a COP26.

"O que foi aprovado é um compromisso, que reflete contradições e o estado da política do mundo de hoje", lamentou Guterres.

Um acordo de última hora entre China, Estados Unidos e Índia, mudando a linguagem de um dos parágrafos principais do texto. A afirmação sobre "eliminação progressiva" do carbono foi alterada para "redução progressiva".

A alteração foi recebida com surpresa pela maioria dos delegados presentes na COP26, com muitos delegados apontando para a falta de transparência nas negociações entre os três países.

"Reafirmo minha convicção de que devemos terminar com os subsídios para os combustíveis fósseis", defendeu o português.

Além disso, Guterres celebrou o acordo entre EUA e China, anunciado nesta semana, de que trabalharão em conjunto para reduzir as emissões durante a década de 2020, assim como o compromisso pelo fim global do desmatamento. EFE

ggs/bg