Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula: É melhor cuidar da Amazônia do que achar ouro em terra indígena

"Não temos que importuná-los: temos que dar-lhes o direito de viver decentemente", disse Lula à Rádio Itatiaia, de MG - Edgard Garrido/Reuters
'Não temos que importuná-los: temos que dar-lhes o direito de viver decentemente', disse Lula à Rádio Itatiaia, de MG Imagem: Edgard Garrido/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo *

10/03/2022 09h43Atualizada em 10/03/2022 09h44

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu hoje que, se eleito no pleito de outubro — o petista trabalha em uma pré-candidatura à Presidência da República -, trabalhará para impedir atividades de garimpo em áreas demarcadas como terras indígenas.

"Eles estavam (indígenas) aqui antes de os portugueses chegarem", disse Lula em entrevista concedida hoje para a rádio mineira Itatiaia, pontuando que povos originários "não são intrusos".

"Não temos que importuná-los: temos que dar-lhes o direito de viver decentemente", acrescentou. "É mais importante cuidar da Amazônia do que achar um pouco de ouro em terra indígena", finalizou.

A fala do ex-presidente Lula veio na esteira das discussões que correm em Brasília sobre um PL (Projeto de Lei) que, tramitando em regime de urgência na Câmara, visa regulamentar atividades de mineração em terras indígenas.

Na última segunda-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu o Projeto de Lei, principalmente no tocante à exploração de potássio em terras indígenas.

O potássio é um dos macronutrientes que formam os fertilizantes para o agronegócio, e o maior exportador da substância para o Brasil é a Rússia, alvo de sanções econômicas por parte do Ocidente após invadir a Ucrânia.

Na semana passada, Bolsonaro chegou a usar o conflito entre Rússia e Ucrânia para defender a exploração de potássio em terras indígenas. "Corremos o risco de falta", afirmou.

Dados levantados pelo jornal O Estado de S.Paulo, porém, mostram que as principais minas de potássio localizadas no Brasil se encontram fora, e não dentro de terrras indígenas.