Supercélula: tempestade rara (e perigosa) surpreende no céu da China
Moradores do noroeste da China foram surpreendidos com a formação de uma tempestade atípica e registraram nuvens de uma supercélula, um fenômeno raro e perigoso.
As nuvens carregadas foram gravadas principalmente em Tacheng, na região de Xinjiang. A China vem sofrendo com um verão quente e mais úmido que o normal - também no noroeste, um deslizamento de terra matou 21 pessoas.
12 sierpnia w Tacheng w Xinjiangu, po silnej konwekcyjnej pogodzie, niebo by?o pe?ne chmur burzowych superkomórki, scena by?a spektakularna, jak efekt specjalny pic.twitter.com/WWHkRrKp8K
-- DewastacjaTicTok (@krus_vs_insta) August 13, 2023
Este fenômeno já foi registrado no Brasil, em 2021, quando moradores de Corguinho (MS) gravaram nuvens características de uma supercélula.
Na ocasião, o meteorologista Bruno Mirante, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) explicou ao UOL que a supercélula pode ser visualmente bonita, mas é perigosa.
"É uma tempestade. Quando você tem uma nuvem mais fraca de chuva, só que, às vezes, essa nuvem se desenvolve mais intensamente e ela fica muito grande e ela produz um evento intenso e causa mais prejuízo à população".
A supercélula acontece quando há na superfície uma situação de mais calor, com muita umidade disponível. Isso serve como a energia necessária para alimentar esse sistema. Assim, surge uma corrente de ar que fica girando no interior da nuvem, resultando no efeito visual que se observa nas imagens.
"Ela causa eventos mais fortes, chuvas mais intensas, pode ocorrer granizo e muitas descargas elétricas", afirmou ele.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.