Topo

Esse conteúdo é antigo

Supercélula: Fenômeno raro é registrado em cidade devastada por chuva em MS

Supercélula é registrada em Mato Grosso do Sul - Divulgação
Supercélula é registrada em Mato Grosso do Sul Imagem: Divulgação

Daniel César

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

24/02/2021 09h55

Os moradores da cidade de Corguinho, que fica no interior de Mato Grosso do Sul, foram surpreendidos na semana passada pela formação de uma nuvem diferente e estranha que eles nunca haviam visto. Trata-se de uma supercélula, um fenômeno raro e visualmente atrativo, mas muito perigoso para quem está nas redondezas.

Embora as imagens que tenham circulado nas redes sociais tenham feito pessoas questionarem se a imagem se tratava de montagem, a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) confirmou tratar-se de uma supercélula e garantiu que o registro é verdadeiro e aconteceu momentos antes de forte tempestade que devastou a cidade na última semana. O registro do fenômeno viralizou ontem nas redes sociais.

O UOL conversou com o meteorologista Bruno Mirante, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para entender o fenômeno que atraiu a atenção dos moradores da pequena cidade de pouco mais de 6 mil habitantes e que fica a 100 km de Campo Grande.

super - Divulgação - Divulgação
Supercélula em Corguinho (MS), em 2021
Imagem: Divulgação

Segundo ele, a supercélula pode ser visualmente bonita, mas é perigosa. "É uma tempestade. Quando você tem uma nuvem mais fraca de chuva, só que, às vezes, essa nuvem se desenvolve mais intensamente e ela fica muito grande e ela produz um evento intenso e causa mais prejuízo à população".

"Ela causa eventos mais fortes, chuvas mais intensas, pode ocorrer granizo e muitas descargas elétricas", afirma ele.

No caso de Corguinho, o fenômeno aconteceu justamente num período de intensas chuvas. Nos últimos sete dias, a cidade acumula mais de 1000 mm de chuvas, quase todas de intensidade altas.

Bruno também conta quais as condições necessárias para a formação de uma supercélula. "Acontece quando na superfície você tem uma situação de mais calor, com muita umidade disponível. Porque você tem uma energia para alimentar esse sistema", explica. Assim, surge uma corrente de ar que fica girando no interior da nuvem, resultando no efeito visual que se observa nas fotos.

As chuvas que permitiram a formação de uma supercélula em Corguinho aconteceram dias depois de a cidade ter entrado em estado de alerta por conta da intensidade de tempestades, que chegaram a derrubar pontes e deixaram mais de 250 pessoas da zona rural isoladas.