Com Azeredo foragido, Alckmin diz que Justiça deve ser cumprida

Gustavo Maia e Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

O pré-candidato à Presidência e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (23), em sabatina promovida por UOL, Folha de S.Paulo e SBT, que o PSDB não é imune a críticas nem à prestação de contas ao Poder Judiciário quando questionado sobre o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) estar foragido.

Alckmin, que se licenciou do governo do estado para concorrer às eleições, também defendeu que a Justiça é para todos os partidos e deve ser cumprida.

"O PSDB não é imune à crítica, a prestar contas ao Poder Judiciário. Nós não passamos a mão na cabeça de ninguém. Justiça se cumpre. É para o PT, para o PSDB, é para todos os partidos. Ninguém está acima da lei. Cumpra-se a Justiça, é essa a nossa posição", declarou.

Questionado sobre o caso específico de Azeredo, o ex-governador disse que não é advogado e nem leu o processo. "Decisão judicial se cumpre. Garante o direito de defesa e respeita a decisão judicial. Ela tem que ser para todo mundo. [Azeredo] Vai cumprir a decisão judicial", declarou.

Indagado também sobre a demora no trâmite da ação contra Azeredo – 11 anos – o pré-candidato tucano reconheceu que o Brasil tem um histórico de morosidade por causa da quantidade de recursos. Para ele, a questão é institucional e se busca corrigi-la.

Alckmin também afirmou apoiar a prisão imediata do condenado após o esgotamento dos recursos na segunda instância da Justiça. Ao contrário, disse, os tribunais de Justiça serão um "órgão de passagem" e não terão efeito prático.

Sabatinas com presidenciáveis

Alckmin é o terceiro sabatinado da série. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi o primeiro entrevistado, no último dia 7.

No último dia 21, foi a vez do ex-governador do Ceará Ciro Gomes.

Na quinta-feira (24), a pré-candidata Marina Silva (Rede) será a quarta entrevistada.

Veja a íntegra da sabatina do UOL, Folha e SBT com Geraldo Alckmin

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos