Internado na UTI há 4 dias, Bolsonaro mantém quadro estável

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Instagram

    8.set.2018 - Filhos divulgaram primeira foto do pai durante recuperação em São Paulo

    8.set.2018 - Filhos divulgaram primeira foto do pai durante recuperação em São Paulo

O candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL), permanece internado em estado estável na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, em São Paulo. O segundo boletim médico da unidade desta segunda-feira (10), divulgado no início da noite, comunicou que "ele realizou fisioterapia – caminhada e exercícios respiratórios – sem apresentar dor". Ainda segundo o documento médico, o paciente não apresenta febre ou sinais de infecção. Bolsonaro fará uma nova cirurgia, ainda sem data para ser realizado.

A necessidade de um novo procedimento cirúrgico já tinha sido anunciada na última quinta-feira (6), quando o candidato passou pelos primeiros procedimentos em Minas Gerais. O objetivo é reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia acoplada provisoriamente ao corpo de Bolsonaro.

No domingo (9), o presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, elogiou a equipe médica que cuida de Bolsonaro e manifestou preocupação com a segunda cirurgia, que traz novos riscos de infecção, mas não soube dizer quando ela deve acontecer. Bebianno disse trabalhar com a previsão de alta para cerca de três semanas, a poucos dias do primeiro turno das eleições.

No início da tarde desta segunda, Bolsonaro publicou um vídeo com o apoio que recebeu em alguns estados do país e agradeceu "pelos atos de solidariedade realizados nos últimos dias". Nas redes sociais, Bolsonaro diz que está contando com a ajuda de um dos filhos para manter comunicação. "Muito obrigado a todos! Nós vamos mudar o Brasil!", escreveu.

Leia também:

O hospital Albert Einstein informou que, enquanto o candidato estiver internado, serão divulgados boletins sobre o estado de saúde dele todos os dias, às 10h e às 18h. A equipe médica responsável é formada pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo e o clínico e cardiologista Leandro Santini Echenique.

Na tarde de quinta-feira (6), após ter sido esfaqueado, Bolsonaro foi levado à Santa Casa de Juiz de Fora, onde foi operado. A perfuração deixou lesões graves em órgãos intra-abdominais. Além da lesão no intestino grosso, Bolsonaro teve três perfurações no intestino delgado.

Veja como foi o ataque a Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos